A reforma e ampliação da sede do Governo do Estado de Mato Grosso, o Palácio Paiaguás, custará R$ R$ 7.000.000,00 milhões aos cofres públicos. A obra será executada pela Construtora Império Ltda do município de Confresa.
Consta do Diário Oficial do Estado, que circula nesta sexta-feira (06.09), que a contratação na modalidade concorrência pública eletrônica nº 033/2024, prevê um prazo de 360 dias para execução dos serviços, contados a partir da emissão da ordem de serviço pela Secretaria Adjunta de Cidades - SACID.
A obra prevê a criação de uma nova área de recepção, com embarque e desembarque coberto e mezanino, bem como reformar o entorno da ampliação com a criação de canteiros e paisagismo, via de acesso para carros e escada de acesso a pedestres.
A nova sede do Governo terá vidros espelhados, portas de alumínio e chapim [capa de muro ou pingadeira] em porcelanato. Leia mais: Governo pretende reformar Palácio Paiaguás e novo prédio terá vidros espelhados e alumínio
Para dar andamento ao "sonho da casa nova", o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União) anulou o tombamento do Palácio Paiaguás como patrimônio histórico estadual, visando realizar a reforma milionária que mudará completamente as características do prédio.
O Termo de Referência assinado pelo secretário Adjunta das Cidades da Sinfra, Rafaela Damiani cita que a ampliação do Palácio Paiaguás reafirma o compromisso do governo com a preservação do patrimônio histórico e cultural de Mato Grosso. Segundo o documento, a iniciativa é fundamental para a modernização e adequação do complexo governamental às demandas contemporâneas. Além de atender às necessidades funcionais.
“Este projeto reafirma o compromisso do governo com a preservação do patrimônio histórico e cultural de Mato Grosso, ao mesmo tempo, em que promove uma imagem institucional mais acolhedora e representativa”, cita trecho do documento.
Sobre o Palácio Paiaguás
O Palácio Paiaguás foi construído no ano de 1973, o prédio foi inaugurado em 15 de março de 1975 com a posse do governador José Garcia Neto e mantém atualmente uma área construída de aproximadamente 8000 m², abrigando toda a administração do Palácio do Governo, composta pela Governadoria, Vice Governadoria, Casa Civil, Gabinete Militar, Defesa Civil, e as diversas Secretarias Adjuntas e Unidades Administrativas que compõe a administração a Chefia do Executivo do Estado de Mato Grosso.
Mais de 450 pessoas trabalham no prédio sede do Palácio Paiaguás, entre servidores públicos e prestadores de serviços de limpeza, copeiragem, garçons, jardineiros, recepcionistas, etc. Já os eventos envolvem a participação de três mil pessoas.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).