O conselheiro tutelar de Cuiabá, Nivaldo Honório, em carta enviada ao nesta sexta-feira (07.02), acusou a vereadora Dr Mara (Podemos) de realizar um discurso frio e inapropriado contra os conselheiros da Capital ao declarar que eles nunca adotaram providências quanto à notificação das famílias de venezuelanas que deixam crianças pedirem dinheiro no semáforo.
Na sessão da Câmara dessa quinta (06), Mara declarou que a falta deste olhar para o problema social, crianças pedindo dinheiro no semáforo, provoca que os menores desenvolvam transtornos bipolares e até déficit de atenção nas escolas.
"O conselho tutelar nunca notificou, nos últimos seis anos, uma família dessa", comentou. "Elas desenvolvem transtornos bipolares, déficit de atenção nas escolas, elas não criam responsabilidade de crianças", afirmou a vereadora.
Leia Mais - Vereadora diz que crianças venezuelanas desenvolvem "bipolaridade" por pedir dinheiro no semáforo
Em resposta, o conselheiro Nivaldo Honório, que se apresenta também como psicanalista, afirmou que as declarações da parlamentar, sem a devida fundamentação técnica ou científica, apresenta um laudo social inequívoco da realidade como um processo idiossincrático e irresponsável.
“A vereadora, ao adotar essa postura, leva toda uma cultura a ser vítima da esquizofrenia delirante dos discursos inoperantes da agente legisladora municipal”, declarou o conselheiro.
Segundo ele, acusar o Conselho Tutelar de maneira fria e insana, sem conhecer o órgão ou suas atribuições, é uma demonstração clara de irresponsabilidade, configurando um “aspecto traumático e extremamente triste para uma classe que trabalha incansavelmente para atender à sociedade de forma eficaz e decente”.
"Gostaríamos que a senhora viesse a público se retratar pela retaliação causada por um discurso frio e inapropriado, dito sem o conhecimento das diversas matizes políticas, sociais, culturais, ideológicas e religiosas que envolvem a questão. Assim, seria oportuno pedir desculpas pelo ocorrido e, quem sabe, conhecer de perto a realidade de todos nós, conselheiros tutelares de Cuiabá. Dessa maneira, evitaríamos que outros discursos monológicos de irresponsabilidade continuassem a prevalecer”, diz outro trecho da carta.
Carta
Resposta a nobre vereadora Dra. Mara (Podemos)
Tratamento de assuntos sem conhecimento específico das suas causas e atribuição de ofensas às instituições, com falas como: transtornos bipolares, falta de senso de responsabilidade, e ataques às nações e seus aspectos culturais, sem a devida fundamentação técnica ou científica, apresenta um laudo social inequívoco da realidade como um processo idiossincrático e irresponsável. A vereadora, ao adotar essa postura, leva toda uma cultura a ser vítima da esquizofrenia delirante dos discursos inoperantes da agente legisladora municipal.
Acusar o Conselho Tutelar de maneira fria e insana, sem sequer conhecer um de seus endereços ou suas atribuições, é uma demonstração clara de irresponsabilidade. Isso configura um aspecto traumático e extremamente triste para uma classe que trabalha incansavelmente para atender à sociedade de forma eficaz e decente.
Gostaríamos que a senhora viesse a público se retratar pela retaliação causada por um discurso frio e inapropriado, dito sem o conhecimento das diversas matizes políticas, sociais, culturais, ideológicas e religiosas que envolvem a questão. Assim, seria oportuno pedir desculpas pelo ocorrido e, quem sabe, conhecer de perto a realidade de todos nós, conselheiros tutelares de Cuiabá. Dessa maneira, evitaríamos que outros discursos monológicos de irresponsabilidade continuassem a prevalecer.
Estamos à disposição, de portas abertas, para recebê-la e encontrar soluções e mecanismos mais eficazes que ajudem a construir uma Cuiabá mais solidária.
Dr. Nivaldo Honório
Jusfilósofo e Psicanalista
Atualmente Conselheiro Tutelar da Região Norte de Cuiabá
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).