O processo de concessão da BR-364, no trecho entre os municípios de Comodoro (MT) e Porto Velho (RO), deverá ser concluído até o quarto trimestre de 2018. As afirmações foram feitas por representantes do Ministério dos Transportes e da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), na sexta-feira (10.11) durante audiência pública da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).
O estudo de viabilidade técnica para a concessão do trecho foi feito pela empresa Sanches-Tripoloni e recebido em 14 de julho deste ano pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. O diretor de planejamento da EPL, Adailton Cardoso Dias, disse já foi feito uma análise preliminar do estudo e foi devolvido para ajustes.
“O estudo é muito interessante porque ele é definidor de quase tudo que vai acontecer na rodovia. Ele vai definir, ao longo dos 800 quilômetros, quais são os trechos mais críticos tecnicamente falando e quais são trechos que deverão ser atacados logo de início para que a fluidez da rodovia se dê de maneira mais tranquila”, explicou.
Neste momento, segundo o diretor, o Ministério dos Transportes está aguardando o retorno do estudo com os ajustes, que deve ser feito ainda em novembro. A estimativa de publicação do edital de concessão é no terceiro trimestre de 2018 e a estimativa de leilão no quarto trimestre.
Atraso – A previsão anterior era de concluir a concessão em 2017.
BR-364- A BR-364 começa em São Paulo, no município de Limeira, e passa por Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, sendo importante para o escoamento da produção das Regiões Norte e Centro-Oeste do país.
Ao defender a duplicação da BR, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), Acir Gurgacz disse que está havendo um “estrangulamento” da rodovia em função do aumento da produção agrícola dos estados de Rondônia e de Mato Grosso.
“Toda a produção do norte de Mato Grosso e de Rondônia utiliza a BR para chegar a Porto Velho. Isso estrangulou a BR-364. Hoje o movimento de caminhões e automóveis é muito grande”, ponderou. (Com Agência do Senado).
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