O advogado Francisco Faiad (MDB) foi oficializado presidente do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) de Cuiabá. Ele foi escolhido como nome consenso no partido após disputa pelo comando entre apoiadores da deputada Janaina Riva (MDB) e do deputado federal Emanuelzinho (MDB).
Ao , Francisco Faiad afirmou que o próximo passo será reunir com todos. “Com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, com o deputado federal Emanuelzinho, os nossos estaduais Juca e Janaina, e com o deputado Bezerra (Carlos Bezerra, ex-deputado), para tentarmos unificar o pensamento”, destacou Faiad.
Já a deputada Janaina Riva, em entrevista à imprensa, descreveu a nomeação de Faiad como harmoniosa e estratégica, enfatizando a importância de uma liderança imparcial no comando municipal do partido. “Tratada com Bezerra, comigo, com Baleia [presidente Nacional do MDB], com o Emanuel, com o Emanuelzinho. Eles não abriam mão do Emanuelzinho e nós não abríamos mão que fosse uma pessoa um pouco mais isenta no processo.”
Segundo Janaina, ainda não se reuniu com Faiad para falar sobre eleições em Cuiabá. Ela reiterou que não tem restrição ao advogado, “neste momento”, mas deixou claro que o MDB estadual não quer apoio do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, ao pré-candidato do União Brasil, presidente da Assembleia Legislativa (AL/MT), deputado estadual Eduardo Botelho.
“Nós não queremos o apoio do Emanuel à candidatura do nosso pré-candidato, que hoje é do Diretório Estadual, que é o Botelho. Então, vamos aguardar para ver quais são os encaminhamentos da Municipal. Se a condição da Municipal para dar um apoio ao Botelho for a presença do Emanuel, colocar a cara dele ou qualquer tipo de compromisso com ele, nós não temos interesse”, declarou a deputada.
A deputada afirmou que Faiad assume com uma missão muito difícil, que é de aglutinar o partido, em meio a possíveis saídas e alianças controversas. “Uma vez que já tem o Varanda [vereador], que já noticiou que, se o partido ficasse sob a tutela do Emanuel, ele sairia do partido. Acredito que, conforme a condução, o partido pode ser um bom aliado, sendo conduzido pelo Emanuel, na minha opinião, não será um partido para se aliar facilmente, não somente com o Botelho, mas acho que terá dificuldade em todas as outras composições. Mas a escolha do Diretório Estadual é apoiar o Botelho independente da Municipal”, finalizou.
COMISSÃO PROVISÓRIA
Conforme certidão protocolada na Justiça Eleitoral nesta quarta-feira (15.02), além de Faiad, a comissão provisória é composta por Jusana Moraes [financeiro], Edilene Machado, Luciana Zamproni e Quezia Rodrigues [membro].
Leia também: Faiad será oficializado no comando do MDB em Cuiabá
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).