O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), deputado estadual Valdir Barranco, confia que o candidato a prefeito Lúdio Cabral seguirá para 2º turno na disputa pela Prefeitura de Cuiabá. O primeiro turno da eleição em Cuiabá será no próximo domingo (06.10).
Segundo o parlamentar, Lúdio é preparado e apresentou propostas consistentes que o levarão ao segundo turno das eleições. Entretanto, o cenário eleitoral mostra Lúdio Cabral em 3º lugar nas últimas pesquisas. Ele aparece com 17% das intenções de voto na pesquisa do Instituto MT Dados, divulgada nesta sexta-feira (27) e na Pesquisa divulgada pela revista Exame com 20,1%.
“Ele está preparado, estudou a fundo essas questões e sabe quais as soluções, que ele poderá apontar. Nós não temos dúvida, Lúdio vai para o segundo turno. Eu tenho dito isto reiteradamente. Ele é o único dos candidatos, dos quatro, que ainda tem espeço para crescer na sociedade pela leveza da candidatura dele e pelas propostas muito consistentes. Nesses últimos dias virá muitos votos”, declarou o deputado.
Valdir Barranco avalia que nos bairros muitos eleitores ainda não escolheram candidato. Ele destacou que estes eleitores, que ainda não escolheram candidato, pode votar em Lúdio, uma vez que o deputado federal Abílio (PL), adversário do petista no pleito municipal, segue em campanha desde sua derrota em 2020.
“Tem candidato há dois anos fazendo campanha, se tivesse que decidir, já tinha decidido. Tem outro que já foi candidato a prefeito aqui por Cuiabá, tá em campanha desde então, e ele bateu em um teto, é daí para baixo, quem tem margem para crescer é o Lúdio e depois no segundo turno tenho certeza que, com essa mesma consistência, vamos vencer as eleições e governar para mudar Cuiabá”, afirmou Valdir Barranco.
Já para o segundo turno, o deputado Valdir Barranco planeja agregar novos aliados com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para administrar a Capital. “Vamos ao segundo turno. Aí é uma nova eleição. E essa tônica de agregarmos, que foi utilizada pelo presidente Lula, aqui também por Lúdio, vai ter que ser utilizada novamente, para agregar outros que queiram uma Cuiabá melhor.”
Pesquisa
A pesquisa do Instituto MT Dados revela que o candidato a prefeito Eduardo Botelho subiu para 40% das intenções de voto dos eleitores de Cuiabá na modalidade estimulada. O candidato Abílio Brunini continua com 23%, Ludio Cabral alcançou 17% e Domingos Kennedy marcou 10%.
Completam a pesquisa 2% de pessoas que afirmam votar em branco ou nulo, enquanto 8% ainda não sabem em quem votar ou não responderam. A pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira (27) pelo site FolhaMax, que contratou o levantamento.
Em comparação ao levantamento anterior do mesmo instituto, também na modalidade estimulada, Eduardo Botelho cresceu de 39% para 40%. Já Abílio Brunini manteve os mesmos 23%. Ludio Cabral saiu de 16% para 17%. Domingos Kennedy oscilou de 5% para 10%.
A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 23 e 26 de setembro. A abordagem utilizada consiste na aplicação de uma amostragem aleatória representativa da população de Cuiabá, com base em dados do IBGE e do cadastro eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O intervalo de confiança estimado é de 95%, e a margem de erro máxima estimada é de 2,83%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número MT-08774/2024.
Pesquisa Exame
O deputado estadual Eduardo Botelho lidera com 37,4% das intenções de voto, de acordo com pesquisa realizada pela Futura Inteligência, encomendada pela empresa 100% Cidades, divulgada nesta quinta-feira (26). O deputado federal Abílio Brunini aparece na segunda posição com 26,3%. Em seguida está o deputado estadual Lúdio Cabral com 20%. Já o empresário Domingos Kennedy marca 5,1%. Os votos brancos e nulos somam 2,9% e os indecisos 8,1%.
A pesquisa foi registrada no TSE como MT-05927/2024 e realizou 600 entrevistas entre os dias 19 e 23 de setembro, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.
Leia também: Acusado de esquema no DAE-VG estava foragido e foi "solto" pela Justiça; entenda
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).