O professor de Direito Eleitoral, advogado Hélio Ramos, em entrevista ao , nessa sexta-feira (05.01), chamou atenção para a possibilidade de Várzea Grande chegar a 200 mil eleitores. O número de eleitores possibilita uma eleição em dois turnos no município ainda neste ano.
“A última vez que olhei, Várzea Grande se aproximava de 191 mil eleitores e se chegar a 200 mil, seria o segundo município de Mato Grosso, que passaria ter eleição em dois turnos”, destacou o advogado eleitoral.
Hélio Ramos observa que o período de alistamento eleitoral, ou seja, de transferência de domicílio eleitoral encerra na primeira semana de maio, quando começa a preparação para a eleição. Em sua análise, uma eleição em dois turnos seria interesse da oposição que pleiteia a sucessão do atual prefeito, Kalil Baracat (MDB).
“Pode haver todo um movimento em busca do cadastramento do eleitor de 16 anos, e do cadastramento de transferência de eleitores, de domicílio, por exemplo, Livramento, Poconé, Jangada e Cuiabá. Na primeira semana de maio, vamos ter um resultado do fechamento no cadastro domicílio eleitoral.”
Conforme o advogado, uma eleição em dois turnos também repercute na eleição de vereador, possibilitando uma valorização maior, considerando que são os líderes responsáveis por pedir maior número de votos aos candidatos a prefeito.
“Porque, se tiver uma eleição de dois turnos em Várzea Grande, o vereador passa ter muito mais importância e por conta da disputa com o executivo passa ter mais valor ainda. Será uma campanha diferenciada para os vereadores.”
Ele observa que os partidos não enviam recursos para campanha de vereador, dinheiro do Fundo Eleitoral, do Fundo Partidário. “Então, o candidato a prefeito terá que, abre aspas - adular mais –, fecha aspas, os candidatos a vereador devido à campanha mais acirrada, que seria em dois turnos.”
Dados do eleitorado de Várzea Grande - Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que Várzea Grande registra 88.195 eleitores na Zona 20 e 96.377 na Zona 49, totalizando 184.572 eleitores.
Leia também: Chuvas intensas e seca desafiam municípios na primeira semana de 2024
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).