30 de Novembro de 2024
30 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 10 de Novembro de 2021, 17:40 - A | A

Quarta-feira, 10 de Novembro de 2021, 17h:40 - A | A

nega racismo

Cattani defende "fim" do feriado da Consciência Negra e alega "cunho comercial"

Gilberto Cattani afirma que sua proposta não tem cunho racional, apenas comercial

Adriana Assunção/VGN

Reprodução: Facebook

Gilberto

 "De nenhuma maneira eu sou racista", declarou Gilberto Cattani (PSL)

 

Chamado de racista, o deputado estadual Gilberto Cattani (PSL) se defendeu na sessão ordinária desta quarta-feira (10.11) mostrando a foto do pai Ângelo Cattani: “Gostaria de mostrar a imagem de um negrinho, um camarada moreno, de cor”

A declaração foi após apresentar um projeto de lei que institui o dia 20 de novembro, data do aniversário da morte de Zumbi dos Palmares e Dia Nacional da Consciência Negra, como ponto facultativo. “É simplesmente uma lei de cunho comercial e foi solicitada inclusive pelos setores comerciais.”

“Primeiro, nós não estamos revogando nenhuma lei, estamos pedindo uma mudança, somente para tornar-se um ponto facultativo, na mesma lei sem que ela mude sua estrutura. Segundo ponto, que ela não tem nenhuma ordem, nenhuma conotação racista como o senhor tentou colocar, não sei se câmera pega, mas eu gostaria de mostrar a imagem de um negrinho aqui, um camarada moreno, de cor, esse camarada o nome dele é Ângelo Cattani, ele é meu pai. Então de nenhuma maneira eu sou racista, de nenhuma forma, a minha avó era bugra, bugra lá no Sul, indígena. Então não tem nada disso”, declarou o deputado.

Leia também: Deputados aprovam projeto que proíbe alunos filmarem professores nas escolas de MT

A resposta do parlamentar foi ao deputado estadual e historiador Wilson Santos (PSDB) que pediu ao colega de Parlamento, Gilberto Cattani, para ouvir a importância da homenagem a Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro, símbolo da luta contra a escravidão no Brasil.

“Deputado, em relação ao seu projeto que propõe a nulidade da lei estadual que criou o feriado da Consciência Negra em novembro, se não tiver equivocado é de autoria do deputado José Riva essa matéria, esse assunto já está pacificado em Mato Grosso há mais de uma década, esse dia já é feriado. Arrastados como animais da África para este país e ajudaram a construir esta sociedade, em todas as atividades deste nosso povo lá tem a marca da negritude. Que o senhor possa receber as lideranças para que possamos expor a importância deste feriado, o dia da morte do grande Zumbi dos Palmares”, pediu o tucano.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760