09 de Outubro de 2024
09 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 09 de Abril de 2018, 15:49 - A | A

Segunda-feira, 09 de Abril de 2018, 15h:49 - A | A

Casa de Helena

Casa de assistência à criança com microcefalia é inaugurada em Cuiabá

Adriana Assunção/VG Notícias

VG Notícias

Emanuel

 prefeito Emanuel Pinheiro e primeira-dama Márcia Pinheiro

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, inaugurou a Casa Helena Cuiabá. A unidade é a 12ª Casa do país cujo atendimento será voltado à criança com microcefalia.

 

A Casa de Helena possui a capacidade para atender até 60 crianças, de 0 a 6 anos, em situação de risco, vulnerabilidade social, que estejam com seus direitos sendo violados.

De acordo com o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho - popular Wiltinho -, dentro da casa os pais serão orientados como ajudar a criança com os primeiros passos, bem como no desenvolvimento da vida escolar.

VG Notícias

Wilton Coelho

Secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho - popular Wiltinho

Wiltinho afirmou que a unidade em Cuiabá conta com recursos do governo Federal e Estadual. Segundo ele, inicialmente o município será responsável pela gestão, na qual, serão oferecidos serviços voltados à saúde , habilitação, reabilitação, órteses e próteses, creche e pré-escola; estratégias de inclusão social da família; estímulo à escolaridade; entre outros.

“O governo Federal repassa o montante de R$ 40 mil mensais, o Estado também terá sua parcela em torno de R$ 20 mil, o município também vai dar a sua parcela, por meio de todo controle e fiscalização, além de convênios e prestações de conta, enfim, todo o apoio que precisa ser dado a essa Casa é responsabilidade do município através da Assistência Social”, afirmou.

A unidade foi considerada por Fernanda Pereira, mãe do pequeno Murilo, de um ano e oito meses, nascido com microcefalia, como um avanço. Ela aproveitou para reivindicar o serviço de fisioterapia e fonoaudiologia.

“O que nós esperamos daqui é um suporte, porque infelizmente as nossas crianças são uma geração que já nasceram esquecidas, estamos depositando a nossa esperança aqui. O SUS não tem o suporte para nos atender, e uma criança com essa patologia, é uma criança comprometida, então, nós precisamos no mínimo três vezes por semana de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, que é o básico para eles”, relatou Fernanda.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), destacou que a iniciativa busca trazer à população ações mais humanizadas, diminuir as injustiças e promover a inclusão social: “É uma gestão com sensibilidade, uma gestão que prima pela humanização, buscar diminuir as injustiças e promover a inclusão social. Então ter um olhar diferenciado, um olhar amoroso, carinhoso aos mais carentes e aos menos favorecidos. As crianças com microcefalia merecem ter na Prefeitura municipal uma parceira, por isso, a Casa de Helena. ”

Quanto a solicitação pelo serviço de fisioterapia e fonoaudiologia, Emanuel afirmou ser natural as reivindicações, e pontuou que a partir de agora haverá novas demandas: “Nós vamos avançar nesse aspecto, essa cobrança só foi possível ser feita pelos pais, pelas mães e com muita razão de ser, por que existe a Casa. A Casa existindo, mais reinvindicações virão, mais reinvindicações justas como essa virão.

VG Notícias

Ana Luísa MDS

 Ana Luísa Coelho

De acordo com a coordenadora Geral de Serviços Especializado a Família Indivíduos, Ana Luísa Coelho Moreira, que representou o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), um dos critérios para implantar a Casa foi o número de casos confirmados no município.

“Colocamos alguns critérios de casos confirmados em relação as crianças com microcefalia e também uma rede de Assistência Social instalada no município e articulação com a rede de saúde, então, no caso de Mato Grosso, Cuiabá já tinha essa rede estabelecida, tinha o número de 15 casos confirmados, e por isso a gente fez a oferta pelo Ministério. ”

Ana Luísa pontuou que um dos trabalhos da Assistência Social será o fortalecimento das famílias e fortalecer os vínculos comunitários: “Esse apoio às famílias, muitas famílias estão fragilizadas por causa dos cuidados com essa criança, então, a Assistência Social ela vem muito nessa linha de fortalecer essas famílias, fortalecer os vínculos comunitários e familiares, e dar esse suporte para essas crianças de 0 6 anos com microcefalia, para que ela possa ser atendida na política pública. Estamos também fazendo uma parceria com a Saúde e com a Educação. ”

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Álbum de fotos

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

VGNotícias

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760