04 de Dezembro de 2024
04 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 05 de Julho de 2021, 20:39 - A | A

Segunda-feira, 05 de Julho de 2021, 20h:39 - A | A

PL de Emanuel Pinheiro Neto

Câmara vota proposta de ICMS fixo nos combustíveis

A proposta prevê que a cobrança do ICMS seja calculada com base em um valor fixo, considerando a quantidade de combustível

Herica Tavares De Brasília

VG Notícias

Emanuelzinho

 Câmara vota proposta de ICMS fixo nos combustíveis, PL de Emanuel Pinheiro Neto

 

 

O Projeto de Lei Complementar 11/20 de autoria do deputado Federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT) deve entrar para a votação desta semana na Câmara dos Deputados, em Brasília. A proposta prevê que a cobrança do imposto de ICMS seja calculada com base em um valor fixo, considerando a quantidade de combustível.

Outras sugestões de parlamentares foram apensadas ao texto de Emanuelzinho, que estipula que a base de cálculo dos governos estaduais para o ICMS seja definida anualmente pelas Assembleias Legislativas. Assim, evita-se aumentos abusivos e constantes no valor pago na bomba e que da maneira como está hoje, variável, afetam automaticamente o bolso dos revendedores e consumidores finais.

“Já passamos por inúmeros reajustes que já viraram um peso no bolso do consumidor e muito por conta dessa variação de tributos. Por isso, queremos trazer estabilidade e redução nos preços dos combustíveis com base nessa base de cálculo fixo”, explica o parlamentar.

Emanuel Pinheiro Neto já se posicionou algumas vezes em plenário, cobrando apoio dos parlamentares e governo estadual na luta contra redução do ICMS. “Com essa variação, dificulta a vida de todo mundo. Não adianta só reduzir o valor na refinaria, se no preço da bomba o litro sai por valores exorbitantes que prejudicam tanto revendedores, quanto o consumidor final. Estou falando dos motoristas de aplicativos, por exemplo, os caminhoneiros e até mesmo um pai ou uma mãe que não pode sequer, fazer um planejamento mensal porque a gasolina, o álcool ou o diesel têm reajustes inesperados”, concluiu o deputado.

A proposta foi também pauta para a mídia nacional nesses últimos dias, como no Correio Braziliense, que dedicou conteúdo exclusivo sobre o caminho para aprovação do projeto de Emanuelzinho.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760