A menos de cinco meses para se findar o mandato eletivo 2009/2012, a Câmara de Vereadores de Várzea Grande, por meio da carta-convite número 004/2012, irá adquirir, nada menos, que duas toneladas de açúcar. Conforme consta no extrato de contrato 10/2012 publicado no Jornal dos Municípios (AMM) no último dia 20 de agosto deste ano, o presidente da Casa de Leis, Antonio Gonçalo Pedroso Maninho de Barros (PSD), autorizou a compra de mais de R$ 70 mil com produtos materiais de consumo e higiene.
Além das duas toneladas de açúcar, o referido empenho prevê outras aquisições, que visivelmente podem ser classificadas como exageradas, tais como 40 mil litros de água mineral – R$ 11.780,00, oito mil rolos de papel higiênico – ao custo total de R$ 4.980,00, 200 potes de guaraná ralado – R$ 2.518,00, 400 multiuso – R$ 1.076,00, 300 óleo de peroba – R$ 1.947,00, 1.200 litros de suco - R$ 4.908,00, 2.200 sacos de lixos que variam de 100, 50 e 30 litros – R$ 7.850,00, entre outros produtos, confira relação no final da matéria.
A empresa vencedora da carta-convite foi a Serpel Comércio de Alimentos Ltda-ME, com nome fantasia de Mercado Líder, instalado na avenida Mato Grosso, no bairro Mapim, em Várzea Grande. De acordo com registro na Junta Comercial do Estado (Jucemat), os proprietários da empresa são Clarice Pereira Leite Nassarden e Jeany Laura Leite Nassarden, a firma foi aberta em 13 de dezembro de 2007 com capital inicial de R$ 50 mil.
Conforme prevê o contrato número 10/2012, o valor global a ser pago ao mercado é de R$ 70.509,97, na vigência de 1º de agosto a 31 de dezembro deste ano.
Para se ter noção do tamanho exagerado, veja que será necessário utilizar 23 quilos de açúcar por dia de trabalho, nesse período. Num órgão que funciona de segunda a sexta, no sistema de meio expediente, e se realiza sessões ordinárias somente nas segundas-feiras. Nesse cálculo, subtraímos o recesso parlamentar, que deve se iniciar na primeira quinzena de dezembro.
O empenho, no mínimo, demonstra total descontrole do dinheiro público por parte do Poder Legislativo da cidade. A aquisição do açúcar é o item número 1, de um empenho contendo outros 61 itens. Nas duas toneladas de açúcar, a Câmara programou o gasto de R$ 3.390,00, o que representa a quantia de R$ 3,39 por pacote, com dois quilos de açúcar.
ÁGUA E COPOS - Outro item que chama a atenção é a quantidade de água mineral empenhada. Ao todo, a Câmara pretende comprar 40 mil litros de água mineral, ou seja, 2 mil garrafões de 20 litros no período. A Câmara teria que gastar 470 litros de água mineral/dia de trabalho (23 garrafões/dia), para justificar a compra do produto. Outro número extremamente exagerado.
Com água mineral, a Câmara empenhou o valor de R$ 11.780,00, o que representa a quantia de R$ 5,89 por cada garrafão de 20 litros.
Os copos descartáveis também fazem parte da lista de exageros. Foram empenhados o total de 200 mil unidades de copos descartáveis de 180 ml. Para se ter uma ideia, seriam necessários gastar 2,3 mil copos por dia de trabalho. Ao custo total de R$ 7.180,00.
PAPEL HIGIÊNICO - O número de papel higiênico no empenho é exorbitante. Eles totalizam 8 mil rolos do produto. Isso representaria a quantia de 94 rolos a serem gastos por dia em que a Câmara de Vereadores estiver com as portas abertas. A despesa financeira prevista com a compra de papel higiênico é de R$ 4.980,00.
Óleo de peroba em excesso - No requisito material de limpeza vários itens apresentam volumes altos, porém dois deles chamam mais a atenção. Como é o caso do óleo para madeira e o lustra móveis.
O óleo para madeira, popularmente conhecido como óleo de peroba, pelo empenho, serão adquiridos 300 unidades do mesmo, com custo total de R$ 1.947,00. Com esse volume, chegaríamos a conta de que serão necessário utilizar 3 frascos e meio por dia de serviço da Câmara.
Já o lustra móveis, que também é utilizado nos materiais de madeira, a soma chega a 400 frascos, no valor total de R$ 1.476,00. Esse produto seria necessário a utilização de 4,7 frascos por dia de Câmara aberta.
Veja abaixo a foto da fachada do "mercadinho" que irá solicitar os produtos, os itens do empenho 298/2012 e o extrato do contrato.
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