VG Notícias
"Eu acho que houve erro, houve malversação, houve tudo", diz deputado sobre indícios de desvios de recursos destinados a pandemia
O deputado estadual e primeiro-secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (DEM), em entrevista ao VGN afirmou que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada no Senado para investigar a questão da Covid-19, é muito importante para apontar nos Estados e municípios para onde foi parar o dinheiro destinado ao combate a pandemia, assim como explicar porque o Brasil está entre os piores países no número de pessoas vacinadas.
Na semana passada, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), instalou a CPI da Covid-19, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e estendeu o objeto da CPI - incluindo na investigação, além da União, os Estados e municípios sobre os recursos aplicados no combate à pandemia.
Leia Mais
Na avaliação de Botelho, ocorreram muitos erros nos Estados e municípios na aplicação de recursos destinados ao combate à pandemia, que resultaram no alto índice de óbitos, e que a CPI poderá “passar a limpo” as divergências entre dados do Governo Federal, Estadual e dos municípios, assim como apurar os indícios de irregularidades que estão acontecendo no país.
“Muito positiva essa CPI. Investigar sempre é bom. Eu acho que houve erro, houve malversação, houve tudo. Então essa CPI pode passar a limpo isso. Investigar Estados e municípios e aonde houver indícios e necessidade. Acho que foi muita boa essa CPI e vai esclarecer o Brasil do que aconteceu, porque somos o pior país na questão da vacinação”, declarou Botelho.
Conforme dados, o Brasil está na 9ª posição na aplicação de doses da vacina contra a Covid-19, considerando o número de doses a cada 100 habitantes. O país aparece com 14,87 doses aplicadas a cada 100 habitantes. O Reino Unido, está em primeiro lugar, com 58,70 doses aplicadas a cada 100 pessoas.
Balanço da vacinação contra Covid-19, divulgado no último sábado (17.04), aponta que 26.024.553 pessoas já receberam a primeira dose de vacina, representando 12,29% da população brasileira. A segunda dose já foi aplicada em 9.479.785 pessoas (4,48% da população do país).
Ainda segundo o Ministério da Saúde, 35.504.338 doses foram aplicadas em todo o país. Em Mato Grosso 303.084 receberam a 1ª dose da vacina (8,60%); e 102.615 (2,91%) a 2ª dose – até o momento o Estado já recebeu 618.760 doses da vacina.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).