O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), deputado Eduardo Botelho (União), disse em entrevista ao nesta quarta-feira (1º.03), que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que proíbe a construção de novos parques estaduais em Mato Grosso precisa ser votada com urgência, e que se for aprovada, é necessário que o Poder Público trabalhe ativamente com investimentos nos parques já existentes.
A PEC proíbe que o Estado crie nos próximos 10 anos novos parques estaduais. A criação só poderá ocorrer após a regularização de 80% das unidades de conservação já criadas. O parlamentar diz acreditar na aprovação, já que na primeira votação houve 21 votos positivos.
“Isso é urgente, nós temos que votar o mais rápido possível. Acredito que será aprovado, sim, pelo que eu tenho conversado e visto, a maioria dos deputados tem se manifestado positivamente para a aprovação dessa PEC”, contou.
Eduardo menciona que mesmo com a votação em favor da aprovação da PEC, é preciso também que haja investimentos para fazer sentido. Segundo o presidente, não adianta demarcar áreas e não fazer o investimento correto. Ele também afirma que a aprovação da PEC é uma forma de obrigar o Poder Público a investir corretamente.
“Nós não podemos só ficar demarcando áreas, dizendo ser parque, mas não se faz nada. Então é preciso haver investimentos nesses parques, dar uma atenção especial. O intuito da Assembleia Legislativa é dar um basta nesse sentido. Vamos resolver e trabalhar nesses que já temos para evitar ficar toda hora criando parque e não fazer nenhum investimento. É uma forma de obrigar o poder público a fazer os investimentos necessários”, finalizou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).