23 de Novembro de 2024
23 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2024, 15:30 - A | A

Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2024, 15h:30 - A | A

Eleições 2024

Barranco diz que ato em Defesa da Democracia Interna do PT é válido, mas garante: "Decisão é do Diretório Nacional"

Barranco disse que não cabe ao Diretório Estadual a escolha pelo nome do pré-candidato a prefeito de Cuiabá

Gislaine Morais & Angelica Gomes/VGN

A dois meses para o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) definir o nome do pré-candidato a prefeito de Cuiabá para representar a Federação, o presidente estadual da sigla, deputado Valdir Barranco, destacou em entrevista nesta quarta-feira (07.02), a importância do ato em Defesa da Democracia Interna do partido. Este evento, promovido pelo Coletivo Diálogo e Ação Petista, ocorrerá na quinta-feira (08) para apoiar a indicação de Lúdio Cabral como pré-candidato da sigla.

Barranco reconhece a democracia partidária, mas ressalta que a decisão final compete ao Diretório Nacional. O ato se baseia na escolha de Lúdio Cabral como pré-candidato, decisão tomada por unanimidade com 151 votos em um encontro realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep) em 02 de dezembro de 2023. “Democracia existe dentro do partido, tanto que o ato irá acontecer, mas essa fala precisa ser dita ao Diretório Nacional”, ponderou Valdir.

Leia matéria relacionada - Lúdio Cabral é definido pelo PT pré-candidato a prefeito de Cuiabá

No entanto, Barranco enfatiza que a definição entre Lúdio Cabral e a ex-deputada federal Rosa Neide será feita pelo Diretório Nacional até abril. Ele explica que, sem um consenso ou a obtenção de dois terços do colegiado por qualquer candidato em Cuiabá, a resolução nacional do PT determina que a decisão cabe à instância superior.

Barranco também abordou a possibilidade de primárias em Cuiabá, organizadas e regidas pelas diretrizes do Diretório Nacional, destacando que nenhuma instância é superior à Nacional, conforme publicado na resolução partidária.

“A Resolução Nacional está publicada, ninguém é maior do que a Instância Superior, e ela é pública, está lá na página do PT, para quem quiser ver, no item 6, está dizendo que todos os municípios com mais de 100 mil eleitores, onde não houver consenso e nenhum dos dois candidatos tiver 2 terços do colegiado para a decisão, a decisão é do Nacional. Inclusive pode até ter uma prévia aqui [Cuiabá], mas essa prévia será organizada com todas as regras estabelecidas e publicadas pela direção nacional”, explicou Valdir.

Ao comentar sobre o movimento em apoio a Lúdio, Barranco considera legítimo o uso da visibilidade eleitoral para promover candidaturas, mas reitera que a decisão final sobre o candidato será tomada pelo Diretório Nacional, seguindo as regras estabelecidas.

“Temos aí, por exemplo, a defesa da candidatura do Lúdio, que envolve nomes que têm interesse. Então é normal, isso é da política, é legítimo. Ele [Lúdio] não pode mentir, né, dizer que a decisão é nossa, porque a decisão é do Nacional”, concluiu Valdir Barranco.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760