O deputado estadual Valdir Barranco (PT) condenou a possibilidade do governador Mauro Mendes (União) de interferir na nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) para o biênio 2025/2026. Barranco criticou a indicação do deputado Beto Dois a Um (União) pelo Governo do Estado na disputa pela 1ª Secretaria contra a deputada Janaina Riva (MDB).
“Eu fico muito incomodado com esta situação do Executivo querer vir mandar aqui dentro da Assembleia Legislativa. Eu acho que a eleição da Mesa Diretora é algo que só cabe a nós deputados, nós temos que decidir”, criticou o deputado em entrevista nessa terça-feira (10.07).
Segundo Barranco, Janaina pleiteia o cargo há mais tempo e cobrou o cumprimento de um compromisso assumido pelo deputado Max Russi (PSB), que liderada a chapa no cargo de presidente.“Já havia um consenso de que ela [Janaina] seria a 1ª Secretaria e não é de hoje. Agora, o Governo vir com o nome de Beto Dois a Um, querer atropelar a Assembleia Legislativa para que ele possa ter aqui dentro uma Mesa que se ajoelhe aos seus pés o tempo todo, isso aí é inadmissível”, destacou Barranco.
Segundo o parlamentar, a escolha do deputado Beto Dois a Um por indicação do Governo do Estado, significa ter o governador Mauro Mendes “sentado” na 1° Secretaria, cargo responsável pela ordenação de despesa da Casa de Leis. “O Beto acabou de chegar, a deputada Janaína já está em seu terceiro mandato, então, ele tem que ter um pouco de paciência e esperar sua vez.”
Valdir Barranco também cogitou a possibilidade da formação de uma nova chapa para concorrer com o deputado Max Russi. Segundo ele, Max deve cumprir um compromisso feito com a deputada Janaina Riva, ao contrário, deve ser formada uma nova chapa com Júlio Campos como presidente.
“Havendo um número confortável dos deputados com a Janaina e não havendo um esforço do Max, no sentido de garantir esse compromisso com ela, é que pode realmente surgir outro nome. Júlio Campos é um nome experimentado e que possamos ter uma nova chapa com presidente e 1º Secretário”, declarou o deputado.
Leia mais:
Júlio Campos não descarta liderar chapa contra Max Russi
Emanuelzinho afirma que empresário une MDB e alerta para reviravolta em eleição de Cuiabá
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).