05 de Novembro de 2024
05 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 09 de Janeiro de 2023, 13:34 - A | A

Segunda-feira, 09 de Janeiro de 2023, 13h:34 - A | A

"É uma vergonha"

Ataques à Democracia deixam Bolsonaro na “mira” dos norte-americanos; PL condena atos

Membros do PL acredita que os atos terroristas ampliam o risco do STF determinar a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Adriana Assunção/VGN

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, gravou vídeo nesse domingo (08.01) afirmando que a invasão nas sedes dos Três Poderes, em Brasília, não representa o Partido Liberal (PL). Apesar do posicionamento público, uma parte dos membros do partido, acredita que os atos terroristas ampliam o risco do Supremo Tribunal Federal (STF) determinar a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Esse movimento de Brasília é uma vergonha para todos nós e não representa o nosso partido, não representa o Bolsonaro. A Polícia, e os setores de segurança têm que fazer a sua parte, nós não apoiamos estes movimentos. Nós apoiamos, sim, pátria, família e liberdade. Apoiamos movimentos de bem. Esse movimento de Brasília foi uma vergonha para todos nós”, disse Valdemar.

Bolsonaro também se posicionou, condenado os ataques terroristas em Brasília. Bolsonaro disse que sempre atuou dentro “das quatro linhas e que manifestações pacíficas, na forma da lei, fazem parte da democracia."

Em âmbito estadual, o presidente da sigla, senador Wellington Fagundes (PL) repudiou veementemente todos os atos de vandalismo e ataques sórdidos com a destruição de patrimônio público perpetrados em Brasília. Segundo ele, a violência, a baderna e o desrespeito precisam e devem ser rigorosamente punidos.

Entretanto, situação também deixou Bolsonaro na “mira” dos Parlamentares norte-americanos, que criticaram sua estadia em Orlando, na Flórida. Entre os descontentes, consta o democrata Joaquin Castro, representante do Texas. Ele pediu a extradição do ex-presidente do país. "Eu apoio Lula e o governo democraticamente eleito do Brasil. Terroristas domésticos e fascistas não podem usar a cartilha de Trump para minar a democracia. Bolsonaro não deve se refugiar na Flórida, onde se esconde da responsabilidade por seus crimes", escreveu o parlamentar em sua página no Twitter.

O "atentado à Democracia” também foi condenado pelo presidente norte-americano, Joe Biden. "Condeno o atentado à democracia e a transferência pacífica do poder no Brasil. As instituições democráticas do Brasil têm todo o nosso apoio e a vontade do povo brasileiro não deve ser prejudicada. Estou ansioso para continuar trabalhando com Lula", escreveu o presidente em sua página no Twitter.

A insatisfação dos norte-americanos indica uma possível extradição de Bolsonaro para o Brasil e um alerta para uma possível decisão do STF pedindo a prisão do ex-presidente. A possibilidade já foi ventilada pelo núcleo mais duro do PL em entrevistas aos sites nacionais. 

 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760