O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), deputado estadual Eduardo Botelho (União) acompanhou nesta quinta-feira (24.11) a entrega de cinco caminhonetes feita pela Secretaria de Estado Agricultura Familiar (SEAF), para associações da agricultura familiar da baixada cuiabana.
Botelho - que destinou as emendas para aquisição dos veículos - disse que as caminhonetes serão usadas para o transporte da agricultura familiar.
“Temos a missão de viabilizar a Agricultura Familiar, então, estamos destinando nossas emendas para várias ações e essas caminhonetes para essas comunidades, para que essas associações possam fazer um trabalho de qualidade. E o cooperativismo vai ser um dos caminhos para viabilizar nossa agricultura. Temos que dar estrutura para essas associações, para poderem trabalhar nessa missão com a Secretaria”, disse o deputado.
Teremos uma agricultura familiar viável, qualidade de produção e de vida aos pequenos produtores, especialmente da baixada
Além dos veículos, Botelho disse que o Estado tem projeto de financiamento, de R$ 100 milhões de dólares, para ser investido na Agricultura Familiar. Ele conta, ainda, que também será feito a reestruturação da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
Leia também: TJ cita nova lei de improbidade e anula condenação de policial penal por fuga de detentos
“Vamos agora passar por uma reestruturação da Empaer para fazer o trabalho de assistência, vamos fazer um trabalho de planejamento de identificação de potencial de cada local e principalmente de vocação, ou seja, se é vocação do local – plantar banana, café, se é uma bacia leiteira, se é produção de pescado. Enfim, vamos fazer essa construção e com isso vai ser muito importante as associações”, declarou Botelho.
Já a secretária de Estado Agricultura Familiar, Teté Bezerra destacou a parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT). Segundo Teté, no dia 1º de dezembro, às 16 horas, na Arena Pantanal, o governador Mauro Mendes (União) irá entregar equipamentos para a agricultura familiar.
“Esses equipamentos são importantes para questão da produção e também para a questão de você levar novas tecnologias ao campo. Neste caso específico aqui, temos também a parceria da Assembleia Legislativa. A Assembleia tem sido grande parceira do Governo do Estado e também da SEAF”, destacou a secretária.
Ainda, segundo Teté Bezerra, em 2022 mais de 20 deputados que fizeram emendas na Secretaria destinando equipamentos para as comunidades mais carentes. “Então, a gente fica feliz de ter essa parceria e esperamos que no Orçamento do ano que vem a Assembleia mantenha a destinação de recurso, de emendas para cá, porque isso contribui para podermos levar esses equipamentos até as comunidades que mais precisa”, declarou.
Cada caminhonete (L200) foi encaminhada a uma associação. Foram contempladas a Associação São Jerônimo-Cuiabá, Central de Associações Rurais do Município de Cuiabá-CAR-CRA, Associação Comunidade Mineira Aguaçu, Associação Marcolana e a Associação Gamaliel 1 e 2.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).