O presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM) afirmou que foi uma honra presidir por dois anos a Casa de Leis, e disse que deixa a Presidência com o sentimento de dever cumprido, “tentei acertar mais do que errar”. O discurso do senador foi realizado no início da tarde desta segunda-feira (1º.02), no Congresso Federal, onde acontece mais tarde a votação para a nova Mesa Diretora.
De acordo com Alcolumbre, nesse período do seu mandato, houve muita turbulência, polarização política, e muito enfrentamento institucional, mas, como chefe do Legislativo foi uma ponte em relação aos outros Poderes, conseguindo em vários episódios pacificação e união dos brasileiros. “Hoje eu tenho esse reconhecimento de ter sido até hoje o presidente da pacificação, união e do entendimento, essas foram as palavras que mais falei como presidente do Senado”, pontuou.
Ainda durante o discurso, Alcolumbre reconheceu o papel dos colegas parlamentares, que ajudaram a conduzir os destinos do Senado Federal. Davi disse que reconhece a importância de cada senador (a), que trouxe a visão de dimensões continentais, com tantas diferenças sociais, desigualdade e também com as diferenças regionais como é o Brasil.
“Ao tempo que eu quero fazer esse registro da diferença regional em nome do Amapá, meu Estado, um dos menores do Brasil. E a esse povo quero agradecer a oportunidade única de me colocar aqui no Senado Federal, onde até hoje como presidente cumpri essa missão como sempre prometi ao povo do Amapá”, declarou.
O senador reforçou que com a importância do seu cargo, teve a oportunidade em alguns momentos de externar seu pensamento sobre as diferenças regionais. E disse que enquanto as pessoas não tiverem essa consciência, de que não se pode separar um brasileiro do sul e sudeste, ou do norte e do nordeste, o país nunca será digno.
“Eu tive a oportunidade em alguns momentos de falar um pouco disso, de externar o que eu penso sobre isso, enquanto não tivermos consciência que não podemos separar um brasileiro do sul e sudeste, ou do norte e do nordeste não teremos um país digno. Eu acho que consegui nesses dois anos mais visibilidade, naturalmente pela importância do cargo. Mas consegui mostrar ao Brasil essas diferenças. E até conseguimos diminuir um pouco o olhar das pessoas em relação a essas regiões que precisam de mais infraestrutura e apoio do Poder Central”, concluiu.
Alcolumbre não deixou de agradecer à imprensa. “Aos profissionais da imprensa, quero agradecer profundamente o carinho à atenção que, no exercício da função de vocês, dedicaram ao Senado Federal”.
O senador ainda disse que reconhece a importância fundamental no papel da imprensa brasileira. “Reconheço, tenho respeito e apreço pela profissão de cada um de vocês, pela determinação, coragem e oportunidade de levar aos quatro cantos do Brasil e do mundo as notícias do nosso parlamento”, finalizou.
Vale destacar, que disputam a Presidência do Senado: senadores Rodrigo Pacheco e Simone Tebet . Os senadores Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e Major Olímpio (PSL-SP) retiraram suas candidaturas e declararam apoio à candidatura de Simone Tebet presidente do Senado.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).