Uma ala de filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) em Cuiabá assinaram nesta terça-feira (30.01) um manifesto contra a anulação da prévia partidária, que escolheu o deputado Lúdio Cabral (PT) como pré-candidato da sigla à Prefeitura de Cuiabá.
Para o grupo denominado “Dialogo e Ação Petista” ao anular a escolha do Diretório Municipal, durante encontro de delegados, os dirigentes do PT ignoram e desrespeitam a deliberação feita pela base do PT de Cuiabá.
“Agindo de forma correta a maioria do partido manteve o calendário, e a eleição de delegados aconteceu com a participação de 740 filiados indo a urna, depois o encontro de delegados também foi feito com a participação de 151 delegados presentes. Ou seja, a base foi mobilizada para participar”, cita trecho do manifesto.
Contudo, o presidente estadual do PT, deputado Valdir Barranco, destacou em entrevista ao , que foi deliberado no Regulamento de Encontros Municipais e Prévias para as Eleições 2024 do PT, que as capitais e os municípios com mais de 100 mil eleitores, a competência para escolha da pré-candidatura é da Nacional, ou seja, o PT Nacional definirá calendário de prévias, de encontros, políticas de aliança e para bater o martelo nas candidaturas.
O regulamento invalida a decisão do Diretório Municipal de Cuiabá, que escolheu o deputado estadual Lúdio Cabral, como pré-candidato da sigla, e colocou novamente a diretora Administrativa, Financeira e de Fiscalização da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ex-deputada federal professora Rosa Neide (PT) no páreo.
“O fato da companheira Rosa Neide abrir mão e não participar de todo o processo não pode atropelar todos e todas que foram às urnas e elegeram os delegados e, depois, todos e todas os delegados e delegadas que foram votar no encontro de delegados. Não podemos aceitar a ANULAÇÃO da Base do PT!”, cita trecho do manifesto.
Para o grupo “Diálogo e Ação Petista” é preciso defender a democracia interna e não aceitar nenhuma decisão antidemocrática. “Defendemos a candidatura própria do PT e a decisão tomada pela base petista de escolher Lúdio Cabral como pré-candidato. Exigimos respeito a todos e todas que foram às urnas e aos delegados presentes no encontro.”
Leia mais: PT Nacional invalida decisão do Diretório Municipal e Lula deve opinar sobre candidaturas
VEJA A ÍNTEGRA
Manifesto
Respeito a Base do PT de Cuiabá
Companheiras e Companheiros
Esse manifesto nasceu de nossa indignação depois das declarações feitas por dirigentes do PT que ignoram e desrespeitam a deliberação feita pela base do PT de Cuiabá para encaminhar a decisão sobre as eleições de 2024. A pior delas foi a declaração do presidente do diretório estadual Valdir Barranco, dizendo que é “nulo” a escolha de Lúdio Cabral feita pela base do PT no encontro de delegados. Devido a essas declarações o DAP se posiciona a partir dos fatos abaixo citados.
Desde o ano passado o Partido dos Trabalhadores de Cuiabá discute a questão da candidatura própria do PT a ser apresentada para encabeçar nossa federação. Resolução após resolução fomos construindo a candidatura própria. Nesse processo, dois quadros do partido se colocaram na posição de pré-candidatos: o companheiro Lúdio Cabral e a companheira Rosa Neide.
Seguindo tudo que está nas regras do PT, um calendário de decisão da candidatura foi aprovado no diretório e o processo foi aberto. O primeiro passo foi abrir para às inscrições de pré-candidaturas, Lúdio Cabral e Rosa Neide se inscreveram. Depois veio o dia da direção do PT fazer a votação para escolher a candidatura e o Deputado Lúdio conseguiu quase 2/3 (dois terços), mas a regra diz que para ser candidato escolhido pela direção é preciso 1/3 (Um terço) do diretório. Então foi preciso fazer a eleição para eleger delegados e organizar um encontro de delegados, para tomarem esses tomarem a decisão.
Novamente o processo seguiu o curso normal e as inscrições de chapas foram abertas. No entanto, o que causou surpresa e descontentamento para os militantes, foi o fato de Rosa Neide e seu grupo não se inscreverem para participar de forma democrática da eleição de delegados e por seguinte participarem do encontro. Um verdadeiro boicote ao processo democrático do PT.
Agindo de forma correta a maioria do partido manteve o calendário, e a eleição de delegados aconteceu com a participação de 740 filiados indo a urna, depois o encontro de delegados também foi feito com a participação de 151 delegados presentes. Ou seja, a base foi mobilizada para participar. Ausentes somente aqueles que defendem a candidatura de Rosa Neide. Nesse sentido os delegados que estiveram presentes votaram por unanimidade em Lúdio Cabral e esse foi escolhido como pré-candidato a prefeito.
Foi uma grande mobilização da base do PT em Cuiabá, que seguiu todos os ritos estatutários do partido. O fato da companheira Rosa Neide abrir mão e não participar de todo o processo não pode atropelar todos e todas que foram às urnas e elegeram os delegados e, depois, todos e todas os delegados e delegadas que foram votar no encontro de delegados. Não podemos aceitar a ANULAÇÃO da Base do PT!
O Diálogo e Ação Petista convoca a militância do PT para defender a democracia interna e não aceitar nenhuma decisão antidemocrática. Defendemos a candidatura própria do PT e a decisão tomada pela base petista de escolher Lúdio Cabral como pré-candidato. Exigimos respeito a todos e todas que foram às urnas e aos delegados presentes no encontro.
Junte-se a nós
#Respeito à base do PT!
#Candidatura própria do PT e da Federação!
#Lúdio Cabral pré-candidato!
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).