O 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (AL/MT), deputado Eduardo Botelho (DEM) afirmou em entrevista ao VGN No Ar, no final da manhã de hoje (25.03), que a Casa de Leis destinou para Várzea Grande, R$ 2 milhões em recursos para ajudar na instalação de uma maternidade, anexo ao Hospital São Lucas, para que gestantes várzea-grandenses tenham seus filhos dentro do município.
Botelho explicou que em decorrência do Pronto-Socorro de Várzea Grande estar atendendo pacientes com Covid-19, e Ala Rede Cegonha ter sido reestruturada para esse atendimento, o Estado queria levar a maternidade para Cuiabá, no Hospital Santa Helena, mas, segundo o deputado, não iria mais nascer ninguém em Várzea Grande, o que seria muito ruim.
Leia mais
Governo garante estoque de insumos suficientes para atravessar período crítico da crise
Mendes diz que MT não terá lockdown: “Em algum momento você tem que fazer aquilo que o povo quer”
De acordo com o democrata, o presidente Max Russi (PSB), assim como os deputados concordaram em fornecer recursos, na ordem de R$ 2 milhões para ajudar. Ele acredita que o dinheiro já deve até estar na conta da Prefeitura Municipal.
“Então fizemos um trabalho juntamente com o prefeito do município, Kalil Baracat (MDB), e com secretário de Saúde, Gonçalo Barros para montar a maternidade aqui em Várzea Grande, anexo ao Hospital São Lucas, e assim abrir mais postos para atender pacientes com Covid-19, sem tirar a maternidade da Cidade Industrial. É um pouco que estamos contribuindo, mas já ajuda”, avaliou Botelho.
Ao VGN, o secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, explicou como a Prefeitura pretende conduzir a Rede Cegonha para o Hospital São Lucas.
Segundo Gonçalo, o projeto do Poder Executivo é alugar o espaço por um ano. “Já está tudo em andamento, até o final da próxima semana a equipe que compõe a Rede Cegonha do Pronto-Socorro, será transferida para o São Lucas. E esperamos que no prazo máximo de 10 dias possamos iniciar os atendimentos”, disse ele.
Gonçalo ressaltou ainda que a ajuda da Assembleia, do deputado Botelho, é fundamental. “Foi um pedido da administração do prefeito Kalil, quando o Botelho ainda era presidente da Casa de Leis. Ele foi muito sensível, foi muito importante a preocupação dele, ele entendeu nossa reivindicação”, explicou o secretário de Saúde.
Veja mais
Leitos para atender pacientes com Covid-19 são abertos no PS/VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).