23 de Novembro de 2024
23 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 18 de Maio de 2022, 16:03 - A | A

Quarta-feira, 18 de Maio de 2022, 16h:03 - A | A

carta branca

AL autoriza Governo emprestar US$ 40 milhões para melhorias da administração junto ao Bird

O secretário-adjunto de Administração Fazendária explicou que o empréstimo vem acompanhado com tecnologia do Banco Mundial em consultoria e gestão

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

Os deputados aprovaram em segunda votação na sessão extraordinária desta quarta-feira (18.05), o Projeto de Lei (PL) 431/2022, que autoriza o Poder Executivo a contratar crédito externo junto ao Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), com garantia da União, até o valor de US$ 40 milhões.

Segundo a mensagem governamental, e empréstimo no âmbito da linha de crédito do Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público dos Estados e Distrito Federal – Pró-Gestão será destinado a promover a melhoria da administração das receitas e da gestão fiscal, orçamentária e patrimonial da administração por meio de ações que visem a redução e a racionalização do gasto público, de modo a contribuir com a sustentabilidade fiscal do Estado.

O secretário-adjunto de Administração Fazendária, Kleber Geraldino Ramos dos Santos, explicou dúvidas dos deputados sobre os recursos que serão usados para modernizar a gestão no âmbito de recursos humanos, área patrimonial, previdência, entre outros.

_“São vários projetos que vão dar condições ao  governo para ter melhor controle, melhor gestão de informação do conteúdo desses pilares. Uma vez aprovado aqui na Assembleia, vamos sentar na mesa de negociações com a Secretaria de Tesouro Nacional do Governo Federal, Banco Mundial para definir tecnicamente qual será a taxa de juro e o total de parcelas",  declarou o secretário.

Leia também: Geller reitera confiança no processo eleitoral, mas evita criticar Bolsonaro por instigar uso de arma nas eleições

Ele explicou que o empréstimo vem acompanhado com toda tecnologia do Banco Mundial e que os técnicos do Estado serão treinados e receberão consultoria, bem como será cobrado pela execução final do projeto. “O Banco empresta os recursos, mas faz o acompanhamento, inclusive 'in loco' da sua aplicação conforme o que está discriminado no projeto.”

Questionado sobre extensão de prazos para quitação do aporte, Geraldino explicou que inicialmente, serão 60 meses, mas isso ainda será negociado.

_ “Irão ser implantados vários itens dentro desse projeto, consultoria, treinamento, sistema, gestão e dentro e virão consultorias técnicas do banco mundial conosco", disse ele, acrescentado que "não é curso, quando você compra uma solução vem abarcado com ele as melhores práticas do Banco Mundial de pessoal, para ter o melhor resultado em seu planejamento”, encerrou.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760