22 de Outubro de 2024
22 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 24 de Maio de 2018, 14:58 - A | A

Quinta-feira, 24 de Maio de 2018, 14h:58 - A | A

Acompanhe:

16 desembargadores votam pela manutenção da prisão de Savi; Marcos Machado pede vista

Lucione Nazareth/VG Notícias

VG Notícias

Mauro Savi

 

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT) julga neste momento (14h58min) Agravo Interno, pedindo a revogação da prisão do deputado estadual Mauro Savi (DEM), preso em decorrência da Operação Bônus, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – Gaeco – em 9 de maio deste ano. O HC do parlamentar tem como relator, o desembargador José Zuquim Nogueira.

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso deu parecer contrário ao pedido de revogação da prisão preventiva de Savi, como também do ex-secretário Paulo Taques, do advogado Pedro Jorge Zamar Taques e outros dois presos na Operação Bônus.

No recurso, a defesa de Mauro Savi alega que o parlamentar não participou dos ilícitos ocorridos no Detran e que há “incongruência” no que diz a investigação do Ministério Público e o que foi dito pelos delatores. Além disso, os advogados citam que não existiria motivos para que o deputado continue preso, pois sua prisão não tem requisito da “contemporaneidade”, devido aos crimes imputados terem ocorridos até agosto de 2014.

Vale lembrar que Savi é acusado de ser um dos líderes no esquema de desvio de dinheiro público, através de um contrato entre a EIG Mercados junto ao Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran). O suposto esquema, segundo o MP, teria desviado R$ 30 milhões da autarquia estadual.

Atualizada em 15h00 - O advogado Paulo Fabrine, que defende Mauro Savi, em sua sustentação oral, disse que os processos penais têm que parar de ser pautado pela mídia e citou membros do Poder Judiciário que usaram decisões para promoção na política - juiz federal, juíza além do governador que era do Ministério Público Federal (MPF).

Atualizada em 15h15 - Os desembargadores estão votando neste momento se aceitam ou não o agravo interposto pela defesa de Mauro Savi, pela concessão da liberdade do parlamentar afastado.

Atualizada em 15h35 - Por 11 votos a 10, desembargadores aceitam o agravo interposto pela defesa de Savi -  contrariando o voto do relator desembargador José Zuquim. E neste momento, votam se soltam ou não o deputado afastado. O relatou está votando e caminha no sentdo de manter a a prisão Mauro Savi. Zuquim pediu que o pleno julgue para que a Câmara julgadora não precise mais apreciar. Zuquim destacou que o Ministério Público deixou claro qual a atitude de cada um na organização criminosa no DETRAN/MT.

O relator do HC de Mauro Savi, desembargador José Zuquim vota pela manutenção da prisão do deputado afastado. Até agora, seis votos a zero até o momento, pela manutenção da prisão.

O desembargador Paulo da Cunha vota pela liberdade de Mauro Savi.

O desembargador Juvenal vota pela manutenção da prisão de Mauro Savi. Já são oito votos favoráveis a manutenção da prisão de Savi e um contrário.

O desembragador Sebastião Morais está votando neste momento. 

No pleno tinha 30 desembargdores e nove faltaram.

Dezesseis desembargadores votam pela manutenção da prisão do deputado afastado Mauro Savi, mas o desembargador Marcos Machado pede vista e o julgamento é suspenso. Mauro Savi segue preso. Dois desembargadores votaram pelo soltura do parlamentar afastado preso.

Cinco desembargadores optaram por aguardar o pedido de vista do desembargador Marcos Machado. 

Embora 16 desembargadores tenham votado favoráveis a manutenção da prisão de Mauro Savi, porém, o resultado poderá mudar, dependendo do convencimento do desembargador Marcos Machado que pediu vista. Mesmo os desembargadores que são favoráveis a manutenção da prisão, podem mudar o voto.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760