Há dois anos, em cinco de maio de 2015, o então juiz da 58ª Zona Eleitoral da Comarca de Várzea Grande, José Luiz Lindote cassou o mandato de Walace Guimarães (PMDB) e o seu vice, Wilton Coelho (PR), sob acusação caixa dois na campanha eleitoral de 2012.
Na época, o peemedebista estava dois anos e cinco meses a frente da Prefeitura de Várzea Grande. Walace administrava meio a várias denúncias, entre elas, esquema de corrupção envolvendo servidores públicos e a empresa Carneiro & Carvalho que resultou na Operação Camaleão (realizada em novembro de 2014) deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).
Para cassar o mandato de Walace, Lindote apontou em sua decisão que ficou comprovado que o peemedebista e Wiltinho cometeram crime de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico na campanha que saíram vitoriosos em 2012.
O magistrado acompanhou o parecer do Ministério Público Eleitoral e determinou que deveria assumir o comando da Prefeitura de Várzea Grande era Lucimar Campos (DEM) – então segunda colocada nas eleições de 2012.
Porém, o então presidente da Câmara Municipal, vereador Jânio Caslitro (PSD), assumiu o comando da Prefeitura e tentou na Justiça se manter a frente do Executivo Municipal.
Calistro alegou que a Lei Orgânica do município previa que no caso de vacância do cargo de prefeito e vice-prefeito assume a administração municipal o presidente da Câmara Municipal pelo período de 60 dias, até que se faça uma nova eleição indireta para escolha do novo prefeito da cidade. Na eleição indireta somente os 21 vereadores poderiam votar na escolha do prefeito".
Após dois dias de “briga judicial”, no dia 07 de maio a Câmara Municipal de Várzea Grande concedeu posse a Lucimar Campos. Nas eleições de 2016, a democrata foi reeleita ao cargo após obter 76,16% dos votos válidos (95.634 votos).
Vale lembrar que atualmente Walace Guimarães atua como médico no Pronto-Socorro de Várzea Grande, e na Policlínica Miguel Baracat, localizado no bairro 24 de Dezembro.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).