31 de Março de 2025
31 de Março de 2025

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Meio Ambiente Quinta-feira, 27 de Março de 2025, 18:04 - A | A

Quinta-feira, 27 de Março de 2025, 18h:04 - A | A

Ações ambientais

MT anuncia investimento de R$ 125 milhões contra desmatamento e incêndios

Plano de ação prevê uso de tecnologias avançadas, equipamentos e ampliação da fiscalização para combater crimes ambientais em Mato Grosso

Rojane Marta & Arielly Barth/VGN

O governador Mauro Mendes apresentou nesta quinta-feira (27.03) o plano de ação de 2025 para combater o desmatamento ilegal e os incêndios florestais em Mato Grosso, com investimentos previstos de mais de R$ 125,2 milhões. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa.

Mauro Mendes destacou a continuidade e ampliação dos esforços que o Estado vem realizando desde 2020. "É o quinto ano consecutivo que lançamos esse programa estadual. Nosso objetivo é promover a legalidade ambiental, responsabilizando quem pratica esses crimes e protegendo aqueles que estão corretos e acabam sendo vítimas, principalmente dos incêndios criminosos", explicou Mendes.

Questionado sobre o detalhamento do investimento, Mendes afirmou que o montante será aplicado na aquisição de equipamentos modernos, tecnologias de monitoramento, custeio de operações, combustível, locação de aeronaves, veículos terrestres, caminhões-pipa e tratores. "É um conjunto amplo e bem detalhado de ações, incluindo proteção dos animais silvestres afetados pelas queimadas", disse o governador.

Sobre a aplicação de multas ambientais, Mendes reforçou que todas seguem rigorosamente critérios técnicos previstos na legislação federal. "As multas não são salgadas nem perdoadas arbitrariamente. Existe um processo legal com parâmetros claros para sua aplicação e revisão, podendo haver reduções previstas em lei", esclareceu.

Quanto ao Pantanal, o governador destacou que o Estado está ainda mais preparado neste ano para combater incêndios. Ele ressaltou que, apesar do intenso período seco registrado no ano passado, Mato Grosso apresentou números menores de queimadas comparado à série histórica e ao estado vizinho, Mato Grosso do Sul. "Este ano destinamos mais recursos e intensificaremos a fiscalização. Em 2024, prendemos mais de 20 pessoas por incêndios criminosos, embora tenham sido soltas nas audiências de custódia", concluiu.

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760