19 de Novembro de 2024
19 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Fatos de Brasília Quinta-feira, 04 de Janeiro de 2024, 08:33 - A | A

Quinta-feira, 04 de Janeiro de 2024, 08h:33 - A | A

EDUCAÇÃO BÁSICA

Universidades terão até março para implementarem diretrizes sobre formação de professores

Eles terão que implementar diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores para a educação básica

Lucione Nazareth/Fatos de Brasília

As universidades têm até 20 de março para implementação das diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores para a educação básica. A informação consta em resolução publicada nesta quinta-feira (04.01) pelo Ministério da Educação no Diário Oficial da União (DOU).  

“Ficam adicionados 90 (noventa) dias ao prazo de implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica a que se refere a Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019”, diz trecho da publicação.  

A resolução de 2019 estabelece as diretrizes e habilidades que irão nortear a formação inicial, definindo as competências que deverão ser desenvolvidas nos futuros professores.  

O texto indica que os currículos dos cursos de formação dos docentes vão ter como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define os direitos de aprendizagem de todos os alunos das escolas brasileiras.  

Todos os cursos de nível superior de licenciatura destinados à formação inicial de professores terão carga horária total de no mínimo 3.200 horas, organizadas em três grupos:  

Grupo I: 800 horas, para a base comum que compreende os conhecimentos científicos, educacionais e pedagógicos e fundamentam a educação e suas articulações com os sistemas, as escolas e as práticas educacionais;

Grupo II: 1.600 horas, para a aprendizagem dos conteúdos específicos das áreas, componentes, unidades temáticas e objetos de conhecimento da BNCC, e para o domínio pedagógico desses conteúdos;

Grupo III: 800 horas para prática pedagógica. Metade do tempo para o estágio supervisionado, em situação real de trabalho em escola, segundo o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da instituição formadora, e outras 400 horas para a prática dos componentes curriculares dos Grupos I e II, distribuídas ao longo do curso, desde o seu início.

Leia Também - Presidente do TCE/MT expressa preocupação com Portão do Inferno e sugere discussão sobre MT 030

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760