O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), promulgou o projeto de resolução que cria a Comenda Ceci Cunha para homenagear personalidades femininas que se destacaram no exercício da atividade legislativa ou executiva no âmbito federal, estadual, distrital ou municipal.
Segundo o texto, a comenda será conferida anualmente a cinco mulheres durante o mês de agosto e em sessão do Senado convocada especialmente para esse fim.
Além disso, prevê a criação do Conselho da Comenda Ceci Cunha, que será composto por um representante de cada um dos partidos políticos com assento no Senado, para analisar as indicações, que devem ser acompanhadas de justificativa e curriculum vitae da indicada, e escolher as agraciadas. O conselho será renovado a cada dois anos, entre os meses de fevereiro e março da primeira e da terceira sessões legislativas ordinárias de cada legislatura, permitida a recondução de seus membros.
Ceci Cunha
Josefa Santos Cunha, conhecida como Ceci Cunha, mãe do senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), que fez história na política de Alagoas e nacional. Além de professora e médica, Ceci foi vereadora de Arapiraca por dois mandatos consecutivos, entre 1988 e 1995, e deputada federal de 1995 a 1998.
Ela foi morta em 1998, junto com o marido, o cunhado e a mãe, a mando de seu suplente Talvane Albuquerque, que tomou posse na Câmara dos Deputados, mas meses depois foi cassado por quebra de decoro parlamentar, além de ter sido condenado como autor intelectual do crime, que ficou conhecido como Chacina da Gruta.
Leia Também - Contas de campanha de Abílio Brunini são reprovadas pela Justiça Eleitoral