O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve nomear nesta quinta-feira (11.01) o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, para o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública. A informação é da Folha de S. Paulo.
De acordo com o jornal, a expectativa é de que Lewandowski assuma oficialmente o cargo já nos próximos dias para garantir uma transição de gestão menos turbulenta com Flávio Dino – que toma posse em 22 de fevereiro como novo ministro do STF.
Conforme a publicação, Lula chegou a conversar com Lewandowski antes do evento que marcou 1 ano dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, no Congresso Nacional, em Brasília. Na noite dessa quarta-feira (10.01), ocorreu uma nova reunião no Palácio do Alvorada, sendo desta vez contou também com a presença de Flávio Dino.
Na nova reunião, foi tratado a questão da montagem da nova equipe do Ministério da Justiça e Segurança Pública, entre elas as prioridades da pasta. Mas, segundo o jornal, o assunto que mais discutiu foi a permanência de Ricardo Cappelli - atual secretário-executivo do Ministério.
Flávio Dino defende a manutenção de Cappelli, enquanto que Ricardo Lewandowski já avisou a Lula que se assumir a pasta pretende trazer uma pessoa de sua extrema confiança para ocupar a função de secretário-executivo. Importante frisar que Ricardo Cappelli já avisou a aliados que não deve aceitar um convite que represente um “rebaixamento hierárquico”.
Ainda segundo o jornal, uma nova reunião entre Lula, Lewandowski e Dino está marcada para hoje.
Leia Também - Deputados de MT querem alterar início de vigência da Lei do “Transporte Zero”