25 de Novembro de 2024
25 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Fatos de Brasília Sábado, 31 de Agosto de 2024, 08:02 - A | A

Sábado, 31 de Agosto de 2024, 08h:02 - A | A

ordem judicial

Rede social X é suspensa no Brasil após ordem de Moraes

Empresa estaria descumprindo ordem judicial

Lucione Nazareth/Fatos de Brasília

A rede social X (ex-Twitter) foi suspensa no início da madrugada deste sábado (31.08). A suspensão foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, nessa sexta-feira (30) e vale até a rede cumprir ordens judiciais, pagar multas e indicar um representante no país.

A suspensão de qualquer serviço não acontece instantaneamente, é necessário que as operadoras vedem o acesso dos clientes a todos os servidores da rede social, incluindo tanto o que é acessado pelo navegador quanto o que é armazenado no celular.   Contudo, a rede social X segue normal para os brasileiros que residem no exterior.

Sobre a suspensão, o empresário Elon Musk, dono do X, disse que vai publicar neste domingo (1º.09) uma "longa lista de crimes" do ministro Alexandre de Moraes. "Obviamente, ele não precisa obedecer às leis dos EUA, mas precisa obedecer às leis do seu próprio país. Ele é um ditador e uma fraude, não um juiz", disse o empresário.

Reprodução

ELON

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia Também - Mato Grosso decreta estado de emergência devido aos incêndios florestais

Entenda 

A rede social, segundo o ministro Alexandre de Moraes, vem desobedecendo determinações da Justiça brasileira de tirar do ar perfis com conteúdo golpista ou de ataque às instituições. Além disso, acumula R$ 18,3 milhões em multas aplicadas pelo STF.

No último dia 17 de agosto, X anunciou o fechamento do seu escritório no Brasil sob justificativa de que Moraes ameaçou prender a então representante legal da empresa no país. 

Na última quarta (28), Moraes intimou a rede social para apresentar um representante oficial no Brasil no prazo de 24 horas. Posteriormente, o ministro bloqueiou as contas da Starlink, outra empresa de Musk, que provê internet via satélite, para garantir o pagamento das multas aplicadas pela Justiça contra o X.

A empresa chegou a recorrer ao STF contra o bloqueio de suas contas, mas o recurso foi negado pelo ministro Cristiano Zanin.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760