O Partido do Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, publicou cartilha orientando filiados sobre combate a circulação de notícias falsas nas redes sociais, as chamadas “fake news”. “Combater notícias falsas é fundamental para que tenhamos um real Estado Democrático de Direito”, diz trecho da publicação.
Na cartilha, orienta a criação de “Central Municipal de combate às fake news” nos municípios. “Ao criar a sua própria central de combate à fake news, você consegue monitorar fontes e como está se espalhando boatos sobre o PT na sua cidade e Estado”, diz documento.
Orienta a criação de como uma conta no WhatsApp exclusiva para a finalidade, citando a necessidade de “convocar pessoas para denunciar as mentiras que estiverem circulando”.
O material também orienta leitor a identificar notícias falsas e imagens manipuladas, assim como os correlegionários petistas a divulgarem vídeos desmentindo as “fakes news publicamente nas suas redes sociais”.
“Vídeos são uma boa maneira de fazer isso. Mostre provas desmentindo os boatos, exponha as mentiras e reforce aos apoiadores o pedido: se receber um boato nas redes não compartilhe e nem interaja, denuncie à Central de Fake News. Divulgue também caso medidas judiciais sejam tomadas”, sic cartilha.
Leia Também - Mato Grosso tem 45 crianças desaparecidas