25 de Abril de 2025
25 de Abril de 2025

Editorias

icon-weather
25 de Abril de 2025
lupa
fechar
logo

Fatos de Brasília Quarta-feira, 24 de Abril de 2024, 16:05 - A | A

Quarta-feira, 24 de Abril de 2024, 16h:05 - A | A

Buscando esclarecimentos

Primeira-dama lamenta morte de "Joca" e informa que medidas foram tomadas

Ela revelou que ficou muito abalada com o acontecimento

Nicolle Ribeiro/ Fatos de Brasília

A primeira-dama Janja Lula da Silva usou as redes sociais na manhã desta quarta-feira (24.04) para relatar um pouco de seu sentimento sobre a morte do Golden retriever Joca, vítima de negligência da companhia aérea Gol. Ela revelou que ficou muito abalada com o acontecimento e comentou, inclusive, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o incidente ocorrido na última segunda-feira (22).

“Ontem todo mundo ficou sabendo do caso do Joca, que infelizmente, por irresponsabilidade da companhia aérea Gol, o cachorro morreu no transporte, né? Ele foi tratado como carga e não como um ser vivo. Isso me deixou muito abalada a noite, eu falei disso com o presidente… Hoje, inclusive, ele colocou uma gravata de cachorrinho, eu falei ‘hoje você vai com essa gravata em homenagem à Joca. Então eu estou aqui com o ministro porque ele já ficou sabendo também e queria que ele contasse um pouquinho para vocês das providências que o Ministério está tomando”, declarou a primeira-dama.

O Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, que também participou do vídeo, explicou aos brasileiros o que será feito em relação a essa trágica perda e quais medidas serão tomadas. O ministro disse que instaurou um processo administrativo para apurar os fatos ocorrido e garantiu que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) já oficiou a Gol e deu um prazo de três dias para que o caso seja esclarecido.

“Olha, quero primeiro agradecer a primeira-dama pela preocupação social da senhora, do presidente Lula, que desde ontem já falaram com a gente para podermos tomar de maneira mais dura medidas objetivas. Já conversamos com a ANAC e ontem mesmo a ANAC já oficiou a Gol para que em três dias possa responder objetivamente o que ocorreu. O governo do presidente Lula, a orientação da primeira-dama, é para que a gente possa, em caráter emergencial, buscar regras mais duras, melhorar a governança das próprias companhias aéreas para que casos como esse não ocorram no Brasil, até porque todos nós somos os defensores da causa animal no país”, informou o ministro.

Entenda o caso

Joca, um cachorro da raça Golden Retriever, de cinco anos, morreu na última segunda-feira (22), após um erro cometido pela Gollog, serviço de encomendas e cargas da Gol Linhas Aéreas.

O cachorro e seu tutor, o engenheiro Civil João Fantazzini, estavam no aeroporto internacional de Guarulhos, São Paulo, com destino a Sinop (a 480 km de Cuiabá). No entanto, Joca foi erroneamente colocado em um voo para Fortaleza, Ceará. Leia matéria relacionada - Cachorro morre após erro da Gol Linhas Aéreas: Com destino para Sinop, ele foi enviado à Fortaleza

Leia mais - Após morte de Joca, Gol Linhas Aéreas suspende serviço de transporte de animais

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760