O Partido Progressista (PP) solicitou ao Paraná Pesquisas a realização de uma pesquisa para avaliar potenciais candidatos para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permaneça inelegível. Segundo os resultados, a ex-primeira-dama Michelle obteve o melhor desempenho entre os nomes testados.
No levantamento, quando os eleitores são questionados espontaneamente sobre sua escolha para presidente em uma eventual eleição hoje, sem serem apresentadas opções específicas, Lula recebe 20,8% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro obtém 15,9%.
Na modalidade estimulada, o levantamento explorou diversos cenários, nos quais foram apresentados ao eleitor os nomes da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e dos governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos - SP), Romeu Zema (Novo - MG), Ratinho Junior (PSD - PR), Ronaldo Caiado (União Brasil - GO), juntamente com a senadora Tereza Cristina (PP-MS) e o senador Ciro Nogueira, como potenciais candidatos para enfrentar Lula.
Nos cenários apresentados, a ex-primeira-dama registrou o melhor desempenho quando seu nome foi apresentado ao eleitor como apoiado por Bolsonaro. No entato o presidente Lula vence em todos os cenários testados.
A pesquisa foi realizada do dia 18 a 22 de março de 2024. Ouviu 2.2024 eleitores de 162 cidades das 27 UFs (unidades federativas). A margem de erro da pesquisa é de 2,2 p.p. e o grau de confiança é de 95%.
Leia Também: Bolsonaro diz ao STF que seria "ilógico" pedir asilo a embaixador