O deputado federal, Nikolas Ferreira (PL-MG), foi eleito nessa quarta-feira (06.03) para presidir a Comissão da Educação da Câmara. O nome dele foi aprovado por 22 parlamentares, enquanto 15 votaram em branco.
Nikolas está de licença-paternidade, mas por meio de vídeo enviado ao colegiado o parlamentar anunciou que pretende realizar audiências públicas, criar subcomissões e fiscalizar a educação.
"Quero deixar aqui bem claro que nós vamos fazer uma comissão bastante plural no sentido de debate de ideias, com audiências públicas para ter também a presença da sociedade civil, que eu acredito ser muito importante", disse o deputado.
Nikolas foi indicado pelo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Antes da apreciação do nome, parlamentares da base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentaram convencer o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), a adiar a instalação dos colegiados. Porém, a pressão não surtiu efeito.
Críticas sobre aprovação
A deputada Tabata Amaral (PSB-SP) lamentou a indicação de Nikolas. Segundo ela, a aprovação do nome de Ferreira representa um "retrocesso à educação", e que o debate do setor educacional sofre por causa da polarização ideológica.
Retrocesso na educação! O deputado Nikolas Ferreira acaba de ser eleito presidente da Comissão de Educação. O que deveria ser um espaço fundamental e estratégico pra gente avançar com celeridade no combate a problemas, como o analfabetismo e a evasão escolar, foi tomado pela… pic.twitter.com/t6YhDpFkRl
— Tabata Amaral (@tabataamaralsp) March 7, 2024
A base do presidente Lula temem que, com Nikolas no comando da Comissão da Educação, as pautas prioritárias do Governo não avancem. Uma das pautas seria o projeto do Novo Ensino Médio no Congresso (já enviado pelo governo no ano passado), outra é o Plano Nacional de Educação (PNE), que contempla as metas para o setor pelos próximos 10 anos - previsão de ser enviado até o mês abril.
Leia Também - Jayme Campos critica competência do STF para julgar descriminalização da maconha