O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, lançou nesta segunda-feira (16.10) plataforma digital para ensinar e auxiliar pais e responsáveis a monitorarem atividades de crianças e adolescentes na internet.
Dino destacou que o programa De Boa Na Rede “visa combater crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes”, por meio de uma “biblioteca de segurança com conteúdos produzidos em conjunto com as redes sociais”.
Conforme ele, a plataforma contará com orientações sobre a aplicação de filtros de conteúdo e controle parental, ferramenta para limitar e monitorar acessos virtuais, em redes sociais; assim como disponibiliza canal para orientar os responsáveis a armazenar provas e como dar seguimento às denúncias.
A plataforma tem um espaço dedicado para alertar e conscientizar os pais a respeito de crimes contra crianças e adolescentes no ambiente virtual.
“Temos muitas barreiras informacionais no Brasil, que estão ligadas às barreiras sociais e econômicas, o que piora. Estamos lidando com esse fenômeno nas redes, que reflete a sociedade, mas têm crescido de forma exponencial. Não culpamos empresas ou tecnologias, mas há crimes sendo cometidos nestes espaços, que, em parte, viraram uma arena de guerra”, disse o ministro Flávio Dino durante lançamento do programa.
Leia Também - Termina nesta segunda (16) prazo Estados e municípios aderirem ao programa nacional de segurança
????MJSP lança o programa De Boa Na Rede. iniciativa visa combater crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes. Trata-se de uma biblioteca de segurança com conteúdos produzidos em conjunto com as redes sociais.
— Ministério da Justiça e Segurança Pública (@mjspgov) October 16, 2023
Assista ao vivo! https://t.co/EO4mbvMRCo