O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quinta-feira (26.12) o edital do processo seletivo de 2025 para o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que disponibiliza vagas em instituições de ensino superior. As inscrições iniciam em 17 de janeiro e vão até o dia 22 do mesmo mês.
Conforme o edital, durante os seis dias, os interessados em participar da seleção deverão efetuar as inscrições pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior: https://acessounico.mec.gov.br/sisu.
Lembrando que a inscrição no Sisu é gratuita, utilizando o login e senha cadastrados no sistema gov.br. O candidato precisa ter obtido nota maior que zero na redação do Enem e não pode ter participado da prova como treineiro.
Durante a inscrição, cada candidato pode escolher até duas opções de curso, podendo alterá-las até o fim do período de inscrição. O sistema também permite que estudantes não selecionados na chamada regular manifestem interesse em participar da lista de espera, aumentando suas chances de conquistar uma vaga.
As vagas do Sisu seguem as determinações da Lei de Cotas (Lei 12.711/2012), que reserva oportunidades para estudantes de escolas públicas, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, além de políticas afirmativas adotadas pelas próprias instituições.
Ainda conforme o edital, o resultado da chamada regular deverá ser divulgado no dia 26 de janeiro de 2025, marcando o início da fase de matrículas e da manifestação de interesse para a lista de espera, etapas que também possuem prazos a serem seguidos. Confira edital completo: https://sisu.mec.gov.br/#/legislacao.
Divulgação das Notas do Enem 2024
O cronograma do Sisu segue a liberação das notas do Enem 2024, que será feita no dia 13 de janeiro de 2025. Já os treineiros, estudantes que realizam o Enem como forma de preparação, terão acesso aos resultados apenas em março, com previsão de publicação para o dia 14 de março de 2025.
Leia Também - Vereadora revela que chapa feminina já definiu medidas urgentes para Câmara e descarta possíveis traições no grupo