20 de Setembro de 2024
20 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Fatos de Brasília Sexta-feira, 28 de Junho de 2024, 08:03 - A | A

Sexta-feira, 28 de Junho de 2024, 08h:03 - A | A

agora é lei

Marco Regulatório do Fomento à Cultura é sancionada

Marco Regulatório promove a democratização do acesso a recursos culturais, com transparência e eficiência

Lucione Nazareth/Fatos de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o Marco Regulatório do Fomento à Cultura que busca incentivar e fortalecer a produção cultural em variadas frentes. A norma consta do Diário Oficial da União (DOU) que circula nesta sexta-feira (28.06).

De acordo com o Governo, a nova legislação promove a democratização do acesso a recursos culturais, com transparência e eficiência. A abrangência, que inclui os níveis da administração pública e a diversidade dos instrumentos em fontes de financiamento, assegura que as políticas culturais possam ser adaptadas a realidades locais, tornando a implementação de políticas públicas mais eficaz

O marco gera mais segurança jurídica ao estabelecer os tipos de instrumentos jurídicos que podem ser utilizados de acordo com o objetivo da política de fomento. Três deles contam com repasse de recursos públicos: Execução Cultural, Premiação Cultural e Bolsa Cultural. Sem repasse de recursos públicos, são dois instrumentos: Termo de Ocupação Cultural e Termo de Cooperação Cultural.

Os recursos de financiamento poderão vir do orçamento público, de fundos públicos de políticas culturais, de recursos privados, de recursos complementares e de rendimentos obtidos durante a própria execução do evento cultural, entre outros.

Leia Também - Júlio Campos revela preocupação com pré-candidatura do MDB: “Prejudica Botelho”

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760