O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou no Rio Grande do Sul, neste domingo (05.05), para acompanhar de perto as ações de resposta às fortes chuvas que assolam o estado. Acompanhado pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco, e pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, além de uma comitiva de 13 ministros, Lula chegou à base aérea de Canoas, onde foi recebido pelo governador do estado Eduardo Leite (PSDB).
O propósito da visita é reforçar o apoio coordenado entre o governo federal, estadual e municipal diante da situação desafiadora que enfrentam as comunidades gaúchas afetadas pelas chuvas. Em declaração nas redes sociais, o presidente afirmou: "Chegamos no Rio Grande do Sul para fortalecer o trabalho de apoio ao povo gaúcho que vem sendo feito pelo governo federal, estadual e pelas prefeituras".
A comitiva, composta por autoridades de diversos ministérios, também sobrevoou de helicóptero o centro de Porto Alegre, onde puderam observar o impacto das chuvas, incluindo o mercado municipal coberto pela água. O governador destacou a importância da união de esforços para enfrentar a situação. "Estamos na região para fortalecer o apoio ao povo gaúcho", declarou Lula.
Segundo o último balanço da Defesa Civil, já são contabilizadas 66 vítimas fatais em decorrência das chuvas, com outras seis mortes em investigação e 101 pessoas ainda desaparecidas.
Leia matéria relacionada - Ministra do Meio Ambiente anuncia mobilização federal em Porto Alegre
Chuvas no RS: Barragem se rompe e municípios estão em estado de alerta
Barragem de Caxias do Sul pode romper a qualquer momento; 10 a 15 centímetros para transbordar