O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou nesta quinta-feira (21.03) o Plano Juventude Negra Viva (PJNV), que na prática é um “pacote de políticas públicas voltado para jovens negros, com investimento previsto na ordem de R$ 665 milhões” nos 18 ministérios.
Lula assinou na cerimônia o decreto que institui o plano. Ele destacou que o PJNV “são ações concretas para assegurar que a juventude negra viva em plenitude, sem estar exposta a carências, violências e injustiças”, garantindo acesso à educação, saúde, cultura, segurança, lazer, emprego de qualidade e remuneração justa.
“Queremos nossos jovens vivos, com acesso a todas as oportunidades a que têm direito. Queremos um país com mais justiça social, menos desigualdade, e sem nenhum tipo de discriminação, seja de raça, gênero, orientação sexual ou qualquer outro tipo. O racismo e suas consequências perversas, que nossa sociedade resiste tanto em reconhecer, se revela todos os dias, nos mais diversos ambientes”, disse Lula.
O plano prevê conta com 43 metas e 217 ações pactuadas com 18 ministérios. Além disso, existem 11 eixos de atuação do plano: acesso à justiça e segurança pública; promoção da saúde; geração de trabalho, emprego e renda; educação; cultura; ciência e tecnologia; esporte; meio ambiente, garantia do direito à cidade e valorização dos territórios; assistência social; segurança alimentar e nutricional; fortalecimento da democracia.
Entre as ações previstas consta a criação de uma bolsa de R$ 500 para que jovens façam cursos de capacitação em institutos federais.
Leia Também - CNA propõe caminhos para fortalecer agricultura brasileira
Presidente Lula lança Plano Juventude Negra Viva https://t.co/DyA1D7KGod
— Lula (@LulaOficial) March 21, 2024