09 de Janeiro de 2025
09 de Janeiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Fatos de Brasília Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2025, 15:11 - A | A

Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2025, 15h:11 - A | A

8 de janeiro

Lula faz discurso em defesa da democracia: “Democracia para poucos não é democracia plena"

“A democracia será plena quando todos e todas sejam, de fato, iguais perante a lei", disse Lula

Lucione Nazareth/Fatos de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a democracia nesta quarta-feira (08.01), durante cerimônia que marcou dois anos dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. O evento ocorreu no Palácio do Planalto.

Lula começou o discurso parafraseando o título do filme de Walter Salles "Ainda estou aqui", estrelado por Fernanda Torres - ganhadora do Globo de Ouro. O filme é sobre a trajetória de Eunice Paiva durante a ditadura militar, após ter o marido, Rubens Paiva, preso e assassinado pelo regime.

“Hoje é dia de dizermos em alto e bom som: ainda estamos aqui. Estamos aqui para dizer que estamos vivos e que a democracia está viva, ao contrário do que planejavam os golpistas de 8 de janeiro de 2023”, declarou Lula.

No discurso em defesa da democracia, Lula falou que é preciso ser uma realidade para todas as pessoas. “Democracia para poucos, não é democracia plena. A democracia será plena quando todas e todos brasileiros, sem exceção, tiverem acesso à alimentação de qualidade, saúde, educação, segurança, cultura e lazer. Quando tiveram as mesmas oportunidades de crescer e prosperar e os mesmos direitos de sonharem e serem felizes”, disse o presidente.

Além disso, destacou a necessidade de construir um país mais justo. “A democracia será plena quando todos e todas sejam, de fato, iguais perante a lei, e a pele negra não seja mais alvo da truculência dos agentes do Estado. Quando os povos indígenas tiverem direito às suas terras, suas culturas e suas crenças. Quando as mulheres conquistarem igualdade de direitos, e o direito de estar onde quiser estar, sem serem julgadas, agredidas ou assassinadas", finalizou.

Leia Também - Max Russi espera que RGA dos servidores seja "o maior possível"

 

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760