O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (11.01) o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, como novo ministro da Justiça e Segurança Pública. O ato ocorreu na sala de audiência do Palácio do Planalto, em Brasília.
“Eu sabia das atividades privadas dele (Lewandowski), conheço a família dele. Ganha o Ministério da Justiça, ganha o Supremo, ganha o povo brasileiro", disse Lula, ao anunciar o novo ministro.
O Chefe do Executivo ainda falou sobre as mudanças na pasta com a nomeação de Lewandowski, e garantiu que o novo ministro terá autonomia para escolher as pessoas de sua confiança para trabalharem no Ministério.
"Normalmente, eu tenho por hábito não indicar ninguém para nenhum ministério. Eu quero que as pessoas montem o time que ele vai jogar. Eu, se fosse técnico de futebol, eu não permitiria que o presidente do meu time, por mais importante que fosse, fosse escalar o meu time", declarou o presidente.
O evento contou a presença do atual ministro da Justiça, Flávio Dino - que toma posse em 22 de fevereiro como novo ministro do STF. Porém, nem ele e nem Ricardo Lewandowski falaram.
Presidente Lula faz anúncio sobre o Ministério da Justiça https://t.co/BdrnrdqjKx
— Lula (@LulaOficial) January 11, 2024