O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou, na última quinta-feira (14.12), durante a abertura da 4ª Conferência Nacional de Juventude, que o Governo Federal entregará cem novos Institutos Federais até o final da gestão. A medida visa ampliar o acesso à educação superior para a juventude brasileira.
Lula afirmou que a criação dos novos institutos é uma forma de suprir a falta de vagas para a juventude aprender uma profissão, ter um emprego digno e um salário justo. "Nós vamos fazer mais cem Institutos Federais neste País para que a gente possa dar oportunidade para a juventude aprender uma profissão, ter um emprego digno e um salário justo", disse o presidente.
A conferência, que acontece em Brasília, reunirá, até 17 de dezembro, jovens de todo o País para discutir políticas públicas para a população com idade entre 15 e 29 anos. Além de ser um espaço de retomada do diálogo com os jovens, será um momento também para o Governo Federal apresentar medidas para este público.
Lula reforçou a importância da participação dos jovens nos espaços para discussão de políticas públicas e agradeceu as reivindicações apresentadas pelos movimentos sociais em diversas áreas, como saúde, educação, trabalho e ciência e tecnologia. "Não tenham medo de reivindicar. Nós faremos tudo o que nos comprometemos a fazer: aumentar os salários, melhorar a educação, a saúde [...] Esse é nosso compromisso de vida", completou.
Leia Também: Governo Lula apoia empréstimo de R$ 4,74 bilhões para Argentina