O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (08.02) que a tentativa de golpe de aliados de Jair Bolsonaro (PL) teria ocorrido com “anuência” do ex-presidente, principalmente pelo fato deles terem tentando criar “descredito” junto à população em relação a urna eletrônica.
As declarações de Lula foram dadas em entrevista à Rádio Itatiaia de Minas Gerais, após a Polícia Federal deflagrar operação contra Bolsonaro, ex-ministros e ex-assessores investigados por tentar dar um golpe de Estado após as eleições de 2022.
Leia Mais - Bolsonaro é alvo de operação e tem 24 horas para entregar passaporte
O atual chefe do Executivo disse que neste momento “é muito difícil comentar, por ser presidente da República, sobre uma operação da Polícia Federal que ocorre em segredo de justiça”, mas afirmou que espera que as investigações apontem que são os responsáveis e os financiadores dos atos do 8 de Janeiro.
"Obviamente que tem muita gente envolvida, eu acho que tem muita gente que vai ser investigada, porque o dado concreto é que houve uma tentativa de golpe. Houve uma política de desrespeito à democracia. Houve uma tentativa de destruir uma coisa que construímos há tantos anos, que é o processo democrático, e essa gente tem que ser investigada. Nós queremos saber quem é que financiou, quem é que pagou, quem é financiava aqueles acampamentos, para que isso não nunca mais volte acontecer”, disse Lula.
Mas, em relação a tentativa de golpe, o petista declarou que nada teria sido articulado sem conhecimento e consentimento de Jair Bolsonaro.
“O cidadão que estava no Governo, não estava preparado para ganhar, não estava preparado para perder, não estava preparado para sair. Tanto é que não teve nem coragem de me passar a faixa, estava chorando e foi embora para os Estados Unidos porque ele deve ter participado da construção dessa tentativa de golpe. Então, vamos esperar as investigações. Eu espero que no tempo mais rápido possível a gente possa ter o resultado o que foi que verdadeiro aconteceu no Brasil", disse.
Ele ainda acrescentou: “'Eu não sei, eu acho que não teria acontecido sem ele [Jair Bolsonaro]. O comportamento dele foi muito diferente. Primeiro, antes das eleições, ele passou o tempo inteiro mentindo sobre as eleições, mentindo sobre as urnas, criando uma suspeição sobre a urna que foi responsável pela eleição dele em 2018”.
Presidente Lula concede entrevista à jornalista Edilene Lopes, da Rádio Itatiaia https://t.co/ncdy2AiS0n
— Lula (@LulaOficial) February 8, 2024