O senador Rogério Carvalho (PT-SE), líder do partido no Senado, destacou, em entrevista a Globo News, neste sábado (01.02), as prioridades da legenda para a nova gestão do Congresso e analisou o impacto da atual configuração política no Senado, especialmente com o fortalecimento do Partido Liberal (PL). O petista também avaliou a distribuição das comissões e reafirmou o compromisso do PT com pautas econômicas, sociais e ambientais.
De acordo com o líder petista, as pautas do partido estarão focadas na consolidação do Brasil como uma potência econômica e social, garantindo estabilidade cambial e prevenindo o retorno da inflação.
“A prioridade do PT e do governo é avançar em pautas que consolidem o país para enfrentarmos o novo cenário político e econômico global. Precisamos abandonar essa ideia de que o Brasil é o 'país do futuro'. O gigante precisa retomar o que já foi”, afirmou Carvalho.
Entre as iniciativas defendidas pelo senador, estão a discussão sobre a proposta de uma nova jornada de trabalho de cinco dias de trabalho por dois de descanso (“5x2”), além de políticas para mitigar os impactos da seca e fortalecer a gestão monetária do Banco Central. O parlamentar também ressaltou a importância de ampliar os instrumentos de liquidez para o mercado interno.
Distribuição das comissões e ausência do PT na CDH
O PT perdeu o comando da Comissão de Direitos Humanos (CDH), que agora ficará sob responsabilidade do Partido Republicano, com a senadora Damares Alves na Presidência. Questionado sobre essa mudança, Carvalho afirmou que o partido não poderia ocupar todas as comissões e optou por priorizar as comissões de Meio Ambiente e Educação. “Temos a COP30 no Brasil, programas importantes como o Mais Professores e outras iniciativas que exigem atenção. No entanto, garantimos que tanto a CDH quanto a Comissão de Segurança contarão com parlamentares do PT atuando ativamente para debater e defender nossos ideais”, explicou.
Relação do governo com o Congresso e a nova força do PL
Sobre a relação entre o Executivo e o Congresso, especialmente diante do fortalecimento do PL no Senado, o petista minimizou possíveis dificuldades, ressaltando que a pauta da Casa é definida pelos líderes partidários.
“A Mesa Diretora é importante na administração da Casa, mas são os líderes que estabelecem o debate e o equilíbrio. O senador Davi Alcolumbre sempre deixou claro que respeitará o papel do presidente Lula e não criará obstáculos ao governo”, analisou.
O senador enfatizou ainda que o governo Lula continuará dialogando diretamente com os líderes do Congresso, destacando a importância da articulação entre Executivo e Legislativo para garantir a governabilidade e a aprovação de pautas de interesse nacional.
A entrevista foi concedida momentos antes do início das votações no Senado.
Acompanhe a eleição ao vivo - Acompanhe a eleição para a Presidência do Senado