O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nessa segunda-feira (30.09) que deve enviar neste mês de outubro um projeto de lei ao Congresso para o banimento dos aparelhos em todas as escolas do país, sejam elas públicas ou particulares. A declaração foi feita em entrevista ao jornal O Globo.
Segundo ele, a proibição faz parte de um pacote de ações do governo Luiz Inácio Lula da Silva visando reduzir o excesso de uso de telas por crianças e jovens e melhorar a atenção dos alunos em sala de aula.
"Tem uma equipe do MEC levantando todos os estudos específicos, pesquisas, experiências nos outros países, para isso”, declarou o ministro.
Dados do TIC Educação 2023 do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) apontam que 33% das escolas municipais e 29% das privadas baniram completamente o uso de celulares. A entidade apontou ainda que, atualmente, 20 Estados já possuem leis sobre proibição de celulares nas salas de aulas, mas apenas 12% de unidades de ensino declararam adotar a medida de fato.
Leia Também - Proibição de uso de celulares por estudantes nas salas de aula deve ser lei em MT