O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sirva como certificação para conclusão da etapa para maiores de 18 anos a partir de 2025. A informação é do ministro da Educação, Camilo Santana, concedida nesse domingo (10.11) durante coletiva de imprensa de balanço do Enem 2024.
A proposta, conforme o ministro, será elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até maio de 2025, antes da abertura de inscrições para o exame. O Enem deixou de ser usado como certificação em 2017, durante a gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB).
Camilo disse que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que tem a função de certificação, continuará existindo.
Ainda de acordo com ele, “muitas vezes, o aluno do terceiro ano prioriza a prova do Enem, em detrimento da do Saeb”, disse. Neste contexto, o MEC estuda “a possibilidade do exame já servir com a prova do Saeb para este aluno”, afirmou o ministro. “Vamos abrir um pouco mais essa discussão com as redes, mas é um passo que nós queremos dar para ter mais eficiência já em 2025”, anunciou.
Leia Também - Mato Grosso está entre os Estados com maior número de queimadas