O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (13.01) o calendário do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2025. O edital dos programas ainda será publicado.
Segundo ele, as inscrições do Fies poderão ser realizadas entre os dias 04 a 07 de fevereiro, sendo que o resultado está previsto para ser divulgado dia 18 de fevereiro. A convocação da lista de espera deve ocorrer em 25 de fevereiro.
Já em relação ao Prouni, as inscrições estão previstas para ocorrer entre os dias 24 e 28 de janeiro. A primeira chamada será realizada dia 26 de fevereiro, e a segunda em 26 de março. A manifestação de interesse na lista de espera está prevista para os dias 26 e 27 de março.
Fies
O programa do Ministério da Educação financia, de forma escalonada, estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderiram ao Fies.
No programa, podem se inscrever estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que obtiveram média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.
Em relação à renda familiar mensal, o limite por participante é de até três salários mínimos (R$ 4.554/mês, em 2025).
O percentual de financiamento dos encargos educacionais será definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita em reais e o encargo educacional cobrado pela instituição de ensino superior em reais.
Prouni
O Prouni é um programa de acesso ao ensino superior, destinado a quem não tem diploma de graduação, que oferece bolsas de estudo integrais, que cobrem a totalidade da mensalidade do curso, e parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade, em instituições privadas de ensino.
Na inscrição, o candidato deverá indicar até duas opções de curso (com instituição de ensino e turno), na ordem de preferência. Também deverá sinalizar se concorrerá na modalidade de ampla concorrência ou de cotas.
Leia Também - Justiça nega pedido e ambulantes são impedidos de trabalhar em avenida de VG