20 de Setembro de 2024
20 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Fatos de Brasília Segunda-feira, 03 de Junho de 2024, 08:29 - A | A

Segunda-feira, 03 de Junho de 2024, 08h:29 - A | A

na Marinha

Governo Lula cria esquadrão de guerra cibernética

Contribuir para a condução das ações da base de submarinos da Marinha

Lucione Nazareth/Fatos de Brasília

O Ministério da Defesa criou Esquadrão de Guerra Cibernética com objetivo de contribuir para a condução das ações da base de submarinos da Marinha na Ilha da Madeira. A informação consta do Diário Oficial da União (DOU) que circula nesta segunda-feira (03.06).

A base proverá os recursos de pessoal, financeiros, de rancho e alojamentos necessários à execução de suas tarefas, com sede na cidade de Itaguaí, no Rio de Janeiro sob o comando de um capitão de mar e guerra do corpo da armada ou do corpo de fuzileiros navais.

Durante a fase de implantação, criou-se Núcleo de Implantação do Esquadrão de Guerra Cibernética, o qual deverá, gradativamente, assumir a responsabilidade pela estrutura física, organizacional e orçamentária da instituição.

Leia Também - Lúdio declara que aproximação com Governo será essencial para suprir necessidades da Capital

 

PORTARIA Nº 107/MB/MD, DE 29 DE MAIO DE 2024

Cria o Esquadrão de Guerra Cibernética e dá outras providências

O COMANDANTE DA MARINHA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos art. 4° e 19 da Lei Complementar n° 97, de 9 de junho de 1999, e o inciso V do art. 26 do anexo I ao Decreto n° 5.417, de 13 de abril de 2005, resolve:

Art. 1° Criar, dentro da Estrutura Regimental do Comando da Marinha, o Esquadrão de Guerra Cibernética (EsqdGCiber), Organização Militar com semiautonomia administrativa, devendo ser apoiada pela Base de Submarinos da Ilha da Madeira, que proverá os recursos de pessoal, financeiros, de rancho e alojamentos necessários à execução de suas tarefas, com sede na Cidade de Itaguaí, Estado do Rio de Janeiro, subordinado ao Comando Naval de Operações Especiais, com o propósito de contribuir para a condução das Ações de Guerra Cibernética na Marinha do Brasil, sob o comando de um Capitão de Mar e Guerra do Corpo da Armada ou do Corpo de Fuzileiros Navais.

Art. 2° Durante a fase de implantação, fica criado o Núcleo de Implantação do Esquadrão de Guerra Cibernética (NI-EsqdGCiber), o qual deverá, gradativamente, assumir a responsabilidade pela estrutura física, organizacional e orçamentária do EsqdGCiber.

Parágrafo único. O Núcleo de que trata este artigo terá suas atividades e organização estruturadas por uma Organização Administrativa provisória, aprovada pelo Comandante Naval de Operações Especiais, e será considerado automaticamente extinto por ocasião da Cerimônia de Mostra de Ativação do EsqdGCiber.

Art. 3° O Comandante de Operações Navais baixará os atos complementares que se fizerem necessários à execução desta Portaria.

Art. 4° Esta Portaria entra em vigor em 29 de maio de 2024.

MARCOS SAMPAIO OLSEN

 

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760