O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira (16.10) em torno de R$ 1 bilhão para a compra de até 500 mil toneladas de arroz de pequenos e médios agricultores. A medida consta no Plano Nacional de Abastecimento Alimentar - Alimento no Prato.
Dentro do plano consta o programa “Arroz da Gente” voltado para a compra do grão, cujo objetivo será incentivar pequenos e médios produtores.
“Ações integradas de crédito, fomento e capacitação em apoio à expansão da área cultivada e aumento da produção de arroz e cultivos associados na área apoiada pelo programa; e apoio à comercialização e à produção com fomento de máquinas, equipamentos e instalações e disponibilização de tecnologias sociais para organizações produtivas”, diz trecho do texto.
Pelo programa, os produtores que quiserem produzir arroz poderão assinar contratos de opção com o Governo Federal, que garantirão a compra da produção com preço já estabelecido.
Além deste programa, no plano ainda consta o “Alimento no Prato” voltado à ampliação de sacolões populares e centrais de abastecimento por todo o país. No primeiro momento, esse novo modelo será implantado nas centrais de abastecimento de São Paulo, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Leia Também - MPF e MPMT pedem suspensão imediata das obras no Portão do Inferno