O governo federal decidiu, na noite desta quinta-feira (02.05), manter o Concurso Nacional Unificado. As provas serão aplicadas em todo o Brasil neste domingo (5). Um possível adiamento foi analisado pela sala de situação criada para acompanhar o desastre climático com as chuvas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre, inclusive, decretou estado de calamidade pública.
Segundo a nota oficial divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), serão feitos "esforços para garantir, no RS, a participação dos candidatos, em diálogo com as autoridades federais, estaduais e municipais competentes".
Havia a expectativa de adiamento das provas no Estado devido ao cenário de caos no território gaúcho, com bloqueios de estradas e problemas nos serviços básicos para várias localidade. O argumento é de que muitos inscritos não devem ter condição de chegar aos seus locais de prova.
As provas serão feitas em 228 municípios do país. O Rio Grande do Sul tem cerca de 80 mil inscritos. As provas estão previstas para os municípios de Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.
Leia Também: Chuvas no RS podem adiar provas do Concurso Nacional Unificado no Estado