O Ministério da Defesa decidiu permitir que mulheres participem do alistamento militar nas Forças Armadas a partir de 2025, e que as elas entrem nas fileiras das Forças em 2026. A informação é da Folha de S. Paulo.
Atualmente, as mulheres já podem ingressar nas Forças Armadas por meio de escolas de formação de oficiais, embora com limitações em áreas de combate, com exceção dos fuzileiros navais da Marinha. O novo alistamento será voluntário e estará disponível para mulheres que completarem 18 anos em 2025, similar ao modelo masculino, mas sem a obrigatoriedade.
Segundo a publicação, a decisão foi consensual entre os comandantes do Exército, Marinha e da Força Aérea Brasileira, que já planejam as construções de estruturas para receber mulheres que se alistarem. Também há o interesse de realizarem uma campanha para incentivar o ingresso feminino no serviço militar.
Ainda segundo a Folha, o ministro da Defesa, José Múcio, defende o crescimento do efetivo feminino nas Forças Armadas. A expectativa é de que em 2025 cerca de 20% das vagas totais do alistamento militar sejam reservadas para as mulheres.
Leia Também - Após governador chamar cidade de “miserável e paupérrima”, orla de R$ 12 milhões não atrai empresários