O Ministério da Defesa informou que o alistamento militar feminino em 2025 terá como foco o preenchimento de 1.465 vagas, sendo 1.010 para o Exército, 115 para a Marinha e 300 para a Aeronáutica.
Conforme a pasta, de 1º de janeiro até 30 de junho de 2025, as mulheres que completarem 18 anos poderão realizar, de forma voluntária, o alistamento militar tanto online quanto presencialmente, em uma Junta de Serviço Militar.
As candidatas deverão apresentar certidão de nascimento ou prova de naturalização, comprovante de residência e documento oficial com foto, como carteira de identidade ou carteira de trabalho.
Contudo, as vagas serão oferecidas em 28 municípios em 13 Estados, além do Distrito Federal, e as candidatas deverão ter residência em um dos municípios contemplados. Mato Grosso não consta na lista divulgada.
As vagas estão disponíveis em postos nos municípios de Águas Lindas de Goiás (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Cidade Ocidental (GO), Corumbá (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Formosa (GO), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Juiz de Fora (MG), Ladário (MS), Lagoa Santa (MG), Luziânia (GO), Manaus (AM), Novo Gama (GO), Pirassununga (SP), Planaltina (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santo Antônio do Descoberto (GO), São Paulo (SP) e Valparaíso de Goiás (GO).
A incorporação poderá acontecer no primeiro ou segundo semestre de 2026 e, nesse momento, as mulheres ocuparão a graduação de soldado e terão os mesmos direitos e deveres dos homens, reforça a nota do Ministério da Defesa.
Leia Também - Forças Armadas publicam regras sobre alistamento militar feminino obrigatório