O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou nesta quarta-feira (04.12) o senador mato-grossense Carlos Fávaro (PSD) para exercer o cargo de ministro da Agricultura e Pecuária. A nomeação consta no Diário Oficial da União (DOU).
Nessa terça (03), ele havia sido exonerado para retomar a vaga no Senado que estava ocupada pela sua suplente Margareth Buzetti (PP). O retorno tinha como objetivo votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do pacote de corte de gastos do Governo Federal.
Leia Mais - Ministro Fávaro é exonerado da Agricultura e retorna ao Senado para votar pacote do Governo
Segundo nota do Ministério da Agricultura e Pecuária, Fávaro, ao retornar ao comando da pasta, viaja ainda nesta quarta (04) para uma missão oficial em Angola, com uma agenda voltada ao fortalecimento das relações agropecuárias entre os países. O ministro e sua comitiva participarão de reuniões bilaterais com o ministro da Agricultura e Florestas e o ministro para a Coordenação Econômica, e também do Fórum Agro Angola-Brasil.
DECRETO DE 3 DE DEZEMBRO DE 2024
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso I, da Constituição, resolve:
NOMEAR
CARLOS HENRIQUE BAQUETA FÁVARO, para exercer o cargo de Ministro de Estado da Agricultura e Pecuária.
Brasília, 3 de dezembro de 2024; 203º da Independência e 136º da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Nota Mapa
ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, embarcará para uma missão oficial em Angola, com uma agenda voltada ao fortalecimento das relações agropecuárias entre os países a partir desta quarta-feira (4). A comitiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participará de reuniões bilaterais com o ministro da Agricultura e Florestas e o ministro para a Coordenação Econômica. Também será realizado em Luanda, capital do país, o Fórum Agro Angola-Brasil.
O Fórum tem como objetivo promover a troca de experiências, fortalecer parcerias estratégicas e explorar oportunidades de negócios entre os dois países, conectando empresários, especialistas e líderes do setor agropecuário. A programação também inclui encontros com empresários que atuam no agronegócio na região, visando ampliar a cooperação e fomentar o desenvolvimento sustentável do setor.
Também integram a comitivao o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, o embaixador e diretor de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura do MRE, Alex Giacomelli e o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua.